16/04/2025

Presidente da Dália integra Diretoria da Federasul

Em solenidade no dia 08/04 foram empossados os novos diretores

O Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos e Conselheiro Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Gilberto Antônio Piccinini, passou a integrar a Diretoria da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), durante solenidade de posse dos novos diretores no dia 08/04, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, no Centro Histórico de Porto Alegre, sede da Federasul.

Na ocasião, Rodrigo Sousa Costa foi reeleito presidente da Federasul e entre os empossados, além de Gilberto Piccinini, estão a Presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Raquel Cadore como Diretora Regional do Vale do Taquari; o vice-presidente Regional Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa e os demais diretores Regionais representando o vale, César Marques Fazenda (Taquari), Cleber Fernando dos Santos (Roca Sales) e Graciela Ethel Black (Lajeado).

“É uma imensa alegria, pela primeira vez, fazer parte da diretoria da Federasul no biênio 2025/2026, uma entidade que desempenha um papel representativo de grande importância em todo o estado do Rio Grande do Sul. Essa relevância já era evidente antes mesmo das recentes catástrofes ambientais, mas ficou ainda mais clara durante esse período crítico, e demonstrou o compromisso da Federasul com as associações comerciais que a integram. Desde os eventos climáticos, a instituição tem promovido diversas ações que contribuem para a reconstrução do estado. Temos observado o suporte significativo que a instituição ofereceu, com seus representantes se deslocando para as regiões mais afetadas” afirma Piccinini citando uma das importantes ações da federação.

O gestor ainda relembra de outra importante atuação da Federasul, durante o período de negociações envolvendo o risco de aumento de impostos proposto pelo governo estadual. “A entidade atuou de forma constante para convencer o governo e os deputados a manterem a situação tributária como está até hoje. Isso foi muito importante para o setor produtivo, que poderia ver o segmento inviabilizado, pois não seria possível repassar o aumento dos custos para um consumidor com baixo poder de compra”, destaca.

“Essa atuação reforça valores como engajamento, trabalho conjunto, associativismo e cooperativismo — este último, é algo que defendemos com convicção. A Federasul possui um reconhecimento muito significativo no Vale do Taquari, precisamente por sua capacidade de unir forças em torno das demandas da região. Portanto, ao lado de outros representantes do Vale, buscaremos corresponder às expectativas da região com dedicação e compromisso”.

Outras funções

Esta é a primeira vez que Gilberto Piccinini integra a diretoria da Federasul. Ele é Presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos há 28 anos e, desde 1999, exerce funções estratégicas na ACI-E, onde já atuou como diretor de Relações com a Comunidade e, atualmente, integra o Conselho Deliberativo.

Em 2024, Piccinini foi empossado como diretor da Federação das Indústrias e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), para a gestão 2024–2027. Além disso, ocupa o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto do Câncer Infantil (ICI).

Impulsionar o desenvolvimento da região

A Presidente da ACI-E, Raquel Cadore, reconhece o desafio e a responsabilidade que tem na nova função. “Para mim, é uma alegria e, ao mesmo tempo, tenho ciência de ser um imenso desafio e responsabilidade assumir a diretoria regional da Federasul como representante do Vale do Taquari, juntamente com os demais diretores regionais, e todo o suporte da Federasul. Assumimos principalmente o compromisso de manter a Federasul atuante no Vale do Taquari, levando pautas importantes, atuando com muito diálogo e trabalho, impulsionando o desenvolvimento da nossa região, desenvolvendo ações que valorizem o associativismo e o empreendedorismo”, comenta.

Federasul

Ao lado do presidente reconduzido, 12 vice-presidentes, 23 diretores, 18 vice-presidentes regionais e 50 diretores regionais assumiram a gestão da Federasul,  30% dos quais são mulheres. A eleição de Rodrigo Sousa Costa ocorreu no dia 27 de novembro do ano passado.

 

Legenda: Presidente da Dália, Gilberto Antônio Piccinini, integra nova diretoria da Federasul

Foto: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

 

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa