08/05/2025

Presidente da Dália participa de fórum

O Presidente da Cooperativa Dália Alimentos foi um dos painelistas convidados no Fórum da Competitividade do Vale do Taquari, realizado na manhã do dia 25/04, no auditório da Unimed VTRP, em Lajeado. O evento teve como objetivo contribuir para que os negócios do Vale se tornem mais competitivos e resilientes.

A organização reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários, especialistas, gestores do Governo Estadual e líderes dos setores produtivos, entre eles, o Presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini, que destacou a importância de promover o crescimento das empresas. “Estamos construindo um estado mais resiliente, mas, para isso, são necessárias ações que vão além do diálogo. O governo do RS desenvolveu o Programa Reconstrói RS, porém ainda é preciso fomentar o crescimento das empresas gaúchas e buscar que o estado se torne autossustentável, principalmente na agricultura”, explanou Piccinini.

Como exemplo, o gestor enfatizou a necessidade de ampliar a produção de milho grão no RS. “Hoje, as agroindústrias que transformam o milho em proteína animal precisam trazer o grão do Centro-Oeste do país, o que gera um alto custo logístico, tanto para buscar o insumo em outros estados quanto para distribuir seus produtos aos grandes centros consumidores”, destacou. Segundo ele, o Rio Grande do Sul tem potencial para expandir a produção de grãos, mas isso depende de um plano estadual com programas de incentivo e financiamento.

Sobre outros desafios, Piccinini abordou a escassez de mão de obra: “Outro fator de extrema importância para a sobrevivência das empresas é a mão de obra. A Dália tem adaptado sua capacidade produtiva em razão da falta de profissionais, tanto nas indústrias quanto nas atividades agropecuárias. Diversas propriedades bem estruturadas estão encerrando suas atividades por não encontrarem trabalhadores. Precisamos, através de ações público-privadas, promover iniciativas para atrair mais profissionais e investir em qualificação para o mercado de trabalho.”

Superando crises

Piccinini também compartilhou o case da Dália, relatando como a cooperativa superou diferentes crises nos últimos cinco anos. “Tão grave quanto as severas estiagens e as grandes enchentes foi a longa crise no setor de proteína animal, que começou quando a China reduziu a importação de carne suína brasileira, derrubando os preços. Em seguida, a pandemia de Covid-19 aumentou os custos de produção, sem que as agroindústrias pudessem repassá-los ao consumidor”, explicou.

Ele ressaltou que diante desse cenário, a Dália adotou ações estratégicas, como a redução do abate de suínos e frangos e o lançamento de novos produtos no portfólio.

Na sequência, a cooperativa ainda enfrentou três grandes inundações.
“A Dália superou cinco anos de crise, com custos elevados e margens de lucro comprometidas. Quando iniciamos a recuperação, fomos impactados por duas grandes enchentes que atingiram diretamente nossas operações, mas com colaboradores e associados engajados, característico da cultura organizacional da Dália, conseguimos reverter este cenário catastrófico, retomando nossas operações do dia a dia”, relatou.

Transforma RS

O evento foi aberto pelo Presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ângelo Fontana, que destacou a importância do fórum como instrumento para alinhar visões estratégicas e agradeceu a presença das lideranças.

Também participaram da abertura o presidente da RandonCorp e do Conselho do Transforma RS, Daniel Randon, e a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher.
Randon enfatizou o papel do poder público na criação de um ambiente favorável aos negócios, trazendo ainda uma perspectiva empresarial sobre inovação e governança colaborativa.

 

Legenda: Piccinini abordou a necessidade do RS ser autossuficiente na produção de milho grão

Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa