23/03/2021

Revisão de temas ajuda a qualificar trabalho em granjas

Revisão de temas ajuda a qualificar trabalho em granjas

Os funcionários das quatro granjas que fazem parte do Programa Parceria Integrada de Produção Leiteira da Cooperativa Dália Alimentos estão recebendo capacitações periódicas sob responsabilidade do encarregado, técnico Roni Roese. Diversos assuntos relacionados à pecuária leiteira são abordados de uma forma simples, em que há a participação e a interação de todos os empregados, incluindo, principalmente, os protocolos utilizados nas granjas leiteiras localizadas em Arroio do Meio, Candelária, Nova Bréscia e Roca Sales.

Todos os temas são baseados na rotina de trabalho da granja, com o repasse de informações sobre o funcionamento de cada unidade como a produção leiteira, a qualidade do leite, o diagnóstico dos gargalos existentes para verificar os pontos em que é preciso melhorar e quais os bons para qualificar ainda mais.

Já foram abordados assuntos relacionados ao pré-parto, parto e pós-parto, em como proceder em cada um destes episódios, incluindo a dieta adotada em cada fase da vaca, e a importância do manejo para manter o bem-estar do animal e para a futura lactação, visando evitar prejuízos na reprodução do animal. Também foi abordado o tema manutenção e operação de tratores e em abril o assunto será manejo e recria de terneiras com a participação do médico veterinário Eduardo Motta Caminha, tratando de assuntos referentes à parte clínica.

Segundo Roese, também é realizada uma atualização em cada granja, com a apresentação de números como a produção e a qualidade de leite, a conversão alimentar, os principais problemas a focar em cada granja, entre outros assuntos, tudo no formato de bate-papo para que os participantes possam esclarecer as dúvidas. “Apresentamos novidades como produtos, mudança em dietas para o bem-estar animal e para a qualificação do trabalho dos funcionários. O resultado até agora está satisfatório e eles estão assimilando os conteúdos de uma forma leve e prática”, diz Roese.

Nas quatro granjas trabalham 24 funcionários e cinco estagiários. As reuniões e treinamentos são mensais ou conforme a necessidade de demanda.

 

Legenda: Roni em uma das aulas aos funcionários

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa