09/10/2023

Secretários do RS se reúnem na Dália

Medidas de auxílio do governo e de bancos para empresas afetadas pelo ciclone extratropical pautou a reunião

Novas linhas especiais de financiamento, prolongamento temporário do pagamento de impostos para as empresas afetadas pelo ciclone extratropical que ocasionou uma inundação no Vale do Taquari, pautou a discussão entre secretários do Estado do RS, Vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a direção da Cooperativa Dália Alimentos na tarde do dia 15/09 na sede da empresa em Encantado.

O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou algumas demandas da empresa e citou os equipamentos, produtos e embalagens do frigorífico de suínos em Encantado que foram atingidos pela catástrofe. “Já estamos em fase de conclusão da limpeza. A nossa esperança é que tudo volte a funcionar dentro de algumas semanas. Entretanto, precisamos saber quais as resoluções que os governos estadual e federal, junto com os bancos, podem executar para enfrentar essa calamidade”.

Freitas também lembrou das dificuldades que o segmento da proteína animal vem enfrentando nos últimos anos. “Vale lembrar que o setor agropecuário sofreu com três estiagens consecutivas, além da desvalorização da proteína animal e agora, essa catástrofe que afetou a região do Vale do Taquari, e a Dália, com prejuízos aos produtores associados e ao frigorífico de suínos, invadido pela água”.

Além disso, Carlos Alberto ressaltou a importância da união do grupo de empresas atingidas na região para apresentar a situação para o governo e os bancos. “Tivemos a visita do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o qual, quando viu a situação dos municípios de perto, prontamente anunciou R$ 1 bilhão por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar o vale. Dessa mesma maneira, nós, enquanto empresas, também devemos mostrar as demandas para os bancos implementarem linhas de financiamentos especiais”.

Linhas de créditos

Segundo o Secretário do Desenvolvimentos Econômico, Ernani Pollo, a comitiva do governo do estado do RS, composta pelo Governador, Eduardo Leite, Vice, Gabriel Souza, que permanece morando na região e alguns secretários, esteve na região do Vale do Taquari para analisar os estragos do ciclone. “Nossa vinda in loco se deu para avaliar os impactos às comunidades e às empresas da região. Observamos que a catástrofe devastou casas e empresas e, por isso, marcamos essa reunião na Dália a fim de buscar alternativas para ajudar economicamente e socialmente”.

Pollo enfatiza a importância da manutenção dos empregos para reerguer a economia regional. “Sabemos que é um momento difícil para o Vale do Taquari e assim sendo, discutimos as possibilidades de novas linhas especais de financiamento e crédito, pois agora, para reerguer a região, é necessário estruturar as empresas, que neste momento contam com o nosso empenho. A partir disso, levaremos as demandas ao Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banrisul, Badesul e BNDES para discutir os melhores caminhos e condições para as empresas afetadas pelo ciclone.”

Por fim, a Secretária da Fazenda, Pricilla Maria Santana, ressaltou a importância de levar as demandas aos BNDES e estudar quais as possíveis linhas de enquadramento para as empresas atingidas pelo ciclone do Vale do taquari.

 

Legenda: Direção da Dália recebe o Vice-presidente do BRDE e os Secretários do estado gaúcho para discutir estratégias econômicas

Foto: Kástenes Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa