14/11/2025
SIPAT da Dália aborda assédio moral e sexual
Você sabe o que é assédio moral e sexual? Esse foi o tema da XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Cooperativa Dália Alimentos, realizada com apoio financeiro do Sistema Ocergs/Sescoop. O evento ocorreu em duas unidades: no Auditório do Centro de Cultura Ouro Branco, em Encantado, no dia 9, e na sala de reuniões do Complexo Industrial Avícola, no dia 10.
De acordo com o supervisor do Setor de Segurança do Trabalho, Luis Henrique Wendt, a escolha do tema para as ações deste ano surgiu a partir da Portaria nº 4.219/2022, que determina às organizações a obrigatoriedade da constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA).
A nova regulamentação amplia o papel da comissão, que passa a ter como missão não apenas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, mas também a promoção de um ambiente de trabalho seguro, ético e livre de qualquer forma de assédio.
Segundo a Norma Regulamentadora 05 (NR-05), as empresas devem adotar regras de conduta sobre o assédio sexual e outras formas de assédio, garantindo que essas orientações sejam amplamente divulgadas aos empregados. Além disso, a Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que trata das disposições gerais e do gerenciamento de riscos ocupacionais, prevê a realização anual de ações de capacitação, orientação e sensibilização para todos os níveis hierárquicos, abordando temas como violência, assédio, igualdade e diversidade no ambiente corporativo.
“Acreditamos que um ambiente de trabalho saudável e seguro começa pelo respeito. A CIPA tem um papel essencial nesse processo, promovendo o diálogo, a conscientização e o cuidado mútuo entre todos os colaboradores”, destaca Wendt.
Com essas iniciativas, a empresa reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e a valorização das pessoas, fortalecendo uma cultura organizacional baseada no respeito, na diversidade e na integridade.
O supervisor também ressalta que a escolha do palestrante se deu pela experiência e conhecimento relacionados ao comportamento humano, já que ele é especialista em neurociência e comportamento humano e autor do livro ‘O Eu, o Outro e o Nós’.
Respeito: o elo que amplia a convivência
As palestras foram ministradas pelo paranaense Eduardo Berndt, professor e instrutor, que, além de mencionar as leis nº 10.224/2001, que tipifica o assédio sexual, e nº 14.457/2022, que trata do assédio moral, abordou a importância do respeito ao outro. “Quando falamos sobre a legislação, avaliamos que a lei serve para punir o agressor, e, neste caso, o assédio já aconteceu. Por isso, procuro trabalhar a prevenção, conscientizando as pessoas sobre o respeito, o cuidado com o próximo e a importância de evitar esse tipo de situação em qualquer ambiente”, afirma o especialista.
Para ele, além do respeito às diversidades culturais, pessoais e de gênero, outra forma de combater o assédio é o autoconhecimento. “Todos somos diferentes e pensamos de formas distintas. É fundamental compreender que, assim como eu tenho meus limites, o outro também tem. Por isso, devemos buscar o máximo respeito ao próximo. Essa prática está relacionada ao outro e promove a construção de laços saudáveis nos relacionamentos.”
Berndt também relaciona o respeito ao conceito bíblico de tratar o outro como gostaríamos de ser tratados. “Se conseguirmos colocar isso em prática, ampliamos a convivência e promovemos um ambiente mais estruturado, seguro e produtivo.”
Educar para conscientizar
O palestrante reforçou que a construção de uma sociedade baseada no respeito mútuo só é possível por meio da educação. “A educação forma o indivíduo. Mas, para isso, é necessário tempo e o esforço coletivo para promover a conscientização.”
Número de denúncias nem sempre é algo ruim
Eduardo também salientou que o tema do assédio moral e sexual tem ganhado notoriedade recentemente, o que explica o aumento do número de denúncias. “Como o assunto tem vindo à tona e sido desmistificado nos últimos anos, o aumento dos registros pode indicar que as pessoas estão se sentindo mais encorajadas a denunciar, e não necessariamente que há mais casos. Isso representa um avanço, mas ainda é preciso ampliar a divulgação desse tema em diferentes esferas da sociedade.”
O que é assédio moral?
Caracteriza-se por uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica do trabalhador, de forma repetitiva e prolongada, expondo-o a situações humilhantes e constrangedoras. Essa conduta pode causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à integridade psíquica, tendo como efeito a exclusão do empregado de seu posto ou a deterioração do ambiente de trabalho.
O que é assédio sexual?
Refere-se a qualquer conduta de natureza sexual, explícita ou implícita, que tenha como objetivo constranger, humilhar ou intimidar uma pessoa no ambiente de trabalho. Incluem-se: insinuações, gestos, palavras, comentários, contato físico indesejado, envio de mensagens com conteúdo impróprio, entre outros.
Você sabia que a Dália tem um Canal de Denúncias?
As denúncias de teor moral ou sexual podem ser realizadas através do canal de denúncias, contratado pela Dália, no próprio site da Dália Alimentos. Para realizar a denúncia acesse o site dalia.com.br e na aba Compliance encontra-se o formulário para preenchimento dos dados. Mais informações estão descritas no Código de Conduta Ética e Responsabilidades da Dália Alimentos que também está disponível no site da cooperativa na aba Compliance.
Legenda: Dezenas de colaboradores assistiram as palestras proferidas pelo professor e instrutor Eduardo Berndt que abordou conceitos e leis relacionados ao assédio moral e sexual
Foto: Kástenes Roberto Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes R. Casali