11/11/2022
Sistema Ocergs reúne cooperativas para discutir o projeto RS-Coop150
Projeto visa o desenvolvimento de cooperativas agroindustriais do RS
O Sistema Ocergs/Sescoop RS reuniu as cooperativas do agronegócio na sede da Cooperativa Dália Alimentos, em Encantado no dia 29/10. Junto com a Dália, estiveram presentes as lideranças das cooperativas Ouro Sul, Santa Clara, Languiru e Arla, para discutiram sobre a implementação do projeto RS Coop150, com estratégias para o desenvolvimento das cooperativas, especificamente do setor do agronegócio, localizadas no estado do RS.
Conforme o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o projeto RS Coop150 contempla um planejamento para fortalecer as cooperativas do agronegócio. “É um projeto que recém está na sua implementação e deve repercutir em médio e longo prazos. Hoje, debatemos sobre o posicionamento nos quadros social e profissional e na representação política. Também foi apresentada a intercooperação e a competitividade do mercado, discussão que nos levará a novos encontros, com o objetivo de efetivar o desenvolvimento desse projeto”, ressalta.
Fundamental para o sistema cooperativo
Para o Presidente do Sistema Ocergs, Darcy Hartmann, a reunião objetivou a discussão acerca de um plano estratégico para o crescimento do setor agropecuário. “É importante buscar todas as alternativas de intercooperação para que realmente o sistema cooperativo do RS possa se fortalecer e crescer mais. Também debatemos sobre a imagem do cooperativismo, a representatividade e a relevância na atividade econômica e social do RS”, afirma.
Segundo Hartmann, a implementação do RS Coop150 requer mais representação no cenário político e, portanto, busca uma aproximação junto ao governo estadual. “Esse projeto é fundamental para o cooperativismo agropecuário gaúcho, para que se torne mais crescente e pujante, uma vez que fortalece as indústrias e os seus associados.”
O presidente lembra que o cooperativismo vem crescendo, com muita profissionalização e merece um olhar especial da comunidade e do governo. “No sistema Ocergs temos programados investimentos de 1 bilhão até o final do ano. Dentro de cinco anos, chegaremos a 300 milhões somente em formação profissional. Pretendemos preparar cada vez mais os quadros social, técnico e diretivo, mas para isso é necessário discutir as dificuldades do setor para levarmos nossas cooperativas agroindustriais a serem uma das melhores empresas do Brasil e do mundo.”
Hartmann também explica que esse projeto foi lançado ainda na Expointer e está sendo implementado gradativamente com o propósito de discutir questões que estão prejudicando, principalmente o segmento que produz proteína animal. “Queremos mais aproximação com o governo estadual e buscar soluções de logística para incentivar a competitividade em grandes centros. Por fim, abordamos o custo de matéria prima e tributação, que pagamos mais em relação às outras empresas que possuem unidades no país inteiro, beneficiadas pela compensação tributária e, acima de tudo, levaremos essas propostas ao governo do RS”, detalha.
Legenda: Sistema Ocergs reuniu gestores de cooperativas da região dos vales na sede da Dália em Encantado
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Casali