07/01/2026

Sucessão familiar fortalece tradição cooperativista

A suinocultura é uma atividade tradicional da família cooperativista Kummer, da localidade de Estrada Geral Marechal Deodoro, no município de Roca Sales. A associação da família à Cooperativa Dália Alimentos teve início com Isidoro Kummer (73) há cerca de três décadas, e que promoveu a sucessão familiar definitiva no ano de 2013 para o filho Ismael Kummer.

No entanto, Ismael já era sócio da Dália desde 1999 e cresceu acompanhando o trabalho do pai. Por isso, desde a infância, nutria o desejo de permanecer na propriedade. “Sempre ajudei meu pai no trabalho, tanto na lavoura quanto no cuidado com os animais, e desde cedo já desejava continuar na atividade, mantendo a estrutura e buscando o crescimento da produção de suínos”, comenta Ismael.

A dedicação do associado o motivou a investir na atividade e ampliar a capacidade de alojamento dos suínos na fase de terminação. “O primeiro galpão foi construído no ano 2000, com capacidade para 270 suínos. Em 2008, ampliamos para 750 animais. O último investimento ocorreu em 2010, quando passamos a alojar mil suínos”, destaca Ismael, ao mencionar a importância dessas ampliações.

 

DNA cooperativista

O associado relembra que, após uma grande crise no setor suinícola em 2002, acabou se desligando da cooperativa, mas, anos mais tarde, em 2007, optou por retornar à Dália. “A forma transparente e eficiente com que a Dália Alimentos conduz o programa de produção Parceria Integrada da suinocultura é uma grande referência. Além disso, o diferencial de ser uma cooperativa e a boa assistência técnica foram determinantes para o meu retorno”, afirma.

Além disso, Ismael seguiu os passos do pai em outras funções. Assim como Isidoro, tornou-se Delegado da cooperativa e, hoje, representa 37 famílias em Roca Sales. “Este é apenas o meu segundo ano como Delegado da Dália, mas já percebi a importância dessa função, que atua como um elo de ligação entre a Direção e o quadro social”, ressalta.

Atualmente, além de Ismael, residem na propriedade sua esposa Camila Cardoso da Silva (37) e a filha Clara Kummer, de apenas três anos. “Embora Camila trabalhe fora da propriedade, nossa princesa Clara já demonstra gosto por lidar com os animais, mas ainda é muito cedo para descobrir sua vocação”, pontua.

 

Técnico | Danilo Lodi Rissini

Para o técnico agropecuário Danilo Rissini, que acompanha a família desde 2007, a dedicação de Isidoro e Ismael é um diferencial na propriedade. “Isidoro foi fundamental na estruturação dos primeiros galpões para alojamento dos suínos. Já sob a gestão de Ismael, foi possível observar o desenvolvimento de sua vocação. Sempre atento às orientações técnicas, ele conseguiu prosperar e evoluir ainda mais na atividade”, destaca.

Danilo também ressalta que a suinocultura é a principal atividade da família, enquanto Isidoro, atualmente, dedica-se a outro segmento produtivo. “Como Ismael é o responsável pelos suínos, seu pai consegue conduzir atividades paralelas na propriedade, o que contribui para a diversificação das fontes de renda da família”, conclui.

Legendas: Ismael Kummer, delegado da Dália, evidencia a evolução da família na atividade suinícola

Foto: Kástenes Roberto Casali / Lauren Vitória Dos Santos

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa