04/08/2025
Sucessão, inovação e superação marcam a trajetória da família Von Grafen

Na região central do estado, no município de Boa Vista do Incra, a família Von Grafen vem se destacando pela profissionalização no manejo do rebanho leiteiro e pelos expressivos investimentos em tecnologia, com destaque para a ordenha robotizada. Associados à Cooperativa Dália Alimentos desde 2019, os produtores já preparam o filho mais velho para assumir a gestão da propriedade.
O casal Ilmo José Prass (67) e Elci Elicker Von Grafen (62) está na atividade desde 1982, quando deixou o município de Fortaleza dos Valos e se estabeleceu na localidade de Anexo E em Boa Vista do Incra. Eles se associaram à Dália buscando valorização ao produtor e acompanhamento técnico. “Meus pais sempre foram produtores rurais e após nos casarmos e mudarmos para cá, ganhamos duas vaquinhas, que usamos para produzir e vender queijos. Também tínhamos criação de alguns suínos para subsistência da família”, relembra Ilmo.
Início com poucos recursos
Ilmo lembra que a energia elétrica chegou à propriedade apenas em 1985 — ou seja, os três primeiros anos foram vividos sem essa condição. “Era outra época, tudo era diferente, mas após o acesso à energia elétrica, começamos a investir na atividade leiteira”, comenta.
Ainda em 1985, a família já contava com quatro animais e, desde o início priorizou o melhoramento genético do rebanho. “Nossa média produtiva sempre foi boa. Naquela época, já atingíamos cerca de 15 litros por animal/dia”, afirma.
Evolução contínua
Com o passar do tempo, o tradicional tarro de leite e o resfriador por imersão deram lugar ao resfriador a granel. “A pecuária leiteira exige constantes investimentos. Na década de 1990 adquirimos o resfriador a granel e a ordenhadeira. Na época dos tarros, acordávamos às três da manhã para levá-los por cerca de 500 metros até o local de coleta”, recorda Ilmo.
Em 2015, a família construiu um galpão no sistema Compost Barn, com capacidade para 100 animais. “Sempre tivemos visão de futuro, acompanhando a tecnologia, mas com cautela e análise sobre o que realmente a propriedade demandava. Naquele momento alojamos 35 vacas lactantes”, explica.
Recordes e superações
Um dos momentos marcantes da trajetória da família foi na ExpoIjuí, em 2017, quando uma vaca holandesa de sua propriedade — batizada de Marlene — atingiu a marca impressionante de 84,62 litros de leite em um único dia.
Mas o recorde não foi o único motivo de orgulho. “Há três anos, superei um câncer de intestino. Após o diagnóstico, passamos por um momento delicado, mas segui todas as orientações médicas e depositei minha fé em Deus”, compartilha Elci.
Ela também destaca a importância do controle leiteiro, iniciado em cadernos desde 1996. “Os dados são fundamentais para a pecuária leiteira. Saber quanto o rebanho produz e onde podemos melhorar é essencial — e para isso, é preciso anotar tudo. Hoje temos planilhas digitais, mas seguimos com esse rigor no controle”, ressalta a associada.
Inovação com ordenha robotizada
Há três anos, a família deu um passo significativo com a aquisição de um robô de ordenha da marca Delaval. “Decidimos investir em ordenha robotizada devido à escassez de mão de obra. O plantel cresceu e vimos a necessidade desse investimento de R$ 1 milhão”, conta Elci.
Atualmente, além do casal, quem atua de forma integral na propriedade é o primogênito Israel Elicker Von Grafen (36), que decidiu permanecer no campo para garantir a continuidade da atividade. “Além do rebanho leiteiro, também cultivamos 30 hectares de milho, sendo 15 ha em cada safra”, explica Israel.
Técnico | Maikiel Andre Librelotto
Para o técnico agropecuário Maikiel Librelotto, a família Von Grafen destaca-se pelo bom manejo e pela gestão cuidadosa da propriedade. “O Sr. Ilmo é muito zeloso com o rebanho e o melhoramento genético. Já a Elci cuida dos detalhes e mantém um controle rigoroso das informações. Passar esse conhecimento e cultura de gestão para o filho Israel é um exemplo de sucessão bem-sucedida”, avalia.
Por fim, Maikiel ressalta a boa produtividade alcançada. “Atualmente, a família cuida de 60 animais em ordenha, com média de 42 litros por animal/dia”, conclui.
Legendas: O primogênito Israel (36), Elci Elicker (62) e Ilmo José Prass Von Grafen (67) junto com o técnico agropecuário Maikiel Andre Librelotto
Foto: Kástenes Roberto Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Roberto Casali