08/05/2025

Venezuelanos da Dália pedem doações

Primeiras famílias já estão em casas definitivas

Unir esforços para auxiliar ao próximo faz parte da cultura social e organizacional da Cooperativa Dália Alimentos. Em diversas ocasiões, grupos de colaboradores se mobilizam em apoio a colegas ou famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de gestos de solidariedade e doações.

Desta vez não foi diferente:  23 famílias venezuelanas chegaram à região no mês de janeiro para trabalhar no Complexo Industrial Avícola e estão precisando de ajuda com doação de itens para suas casas.

Algumas doações já estão sendo encaminhadas para as famílias. No início do mês de abril, o Rotary Club de Encantado – Ouro Branco, do qual alguns colaboradores da Dália fazem parte, destinou 18 fogões, sete balcões, seis ralos, cinco pias para cozinha, cinco cooktops e uma mesa. O Sindicato da Alimentação de Encantado também se uniu a essa mobilização solidária. Entretanto, as famílias venezuelanas ainda precisam de alguns móveis e itens essenciais de uso diário.

Mudança

Durante dois meses, os 77 venezuelanos ficaram hospedados em um hotel no município de Arroio do Meio, período em que a Dália custeou as despesas. As primeiras mudanças das famílias para suas casas definitivas estão ocorrendo em etapas; no primeiro final de semana de abril algumas famílias conseguiram realizar suas mudanças, pois a Dália Alimentos encontrou uma casa espaçosa no centro de Arroio do Meio, permitindo que as famílias dividissem o valor do aluguel.

Dentre essas famílias está o casal Franco Micheli Romero Villegas (35) e sua esposa Maydelin Del Valle Flores (40). “Somos gratos por esta oportunidade de recomeço aqui no Brasil e, principalmente, por todo o suporte da Dália. Como somos várias famílias nesta casa, fica mais fácil em relação ao valor do aluguel, que é dividido”, afirma Franco.

Eles estão juntos há oito anos e saíram da cidade de Mariara, no estado de Carabobo, em busca de melhores condições de vida. “Nosso país enfrenta uma grande crise humanitária; por isso decidimos migrar para o Brasil em busca de um recomeço. Precisamos inicialmente de alguns itens como louças e móveis: sofá, mesa e cama. Toda ajuda é bem-vinda neste momento”, destaca.

Junto com eles estão os filhos do primeiro casamento de Maydelin: os gêmeos Franco Josué Rojas e Frayber Jesus Flores, que estão trabalhando como auxiliares no Dália Supermercado de Arroio do Meio. “Agradecemos à Dália, especialmente à Supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca, e ao Gerente Eduardo Koefender, por todo o suporte na nossa adaptação na indústria e aqui no município, pois nunca havíamos trabalhado em um frigorífico antes”, comenta, agradecida, Maydelin, ao salientar que tudo é novo para eles.

 

Legenda: Franco Micheli Romero Villegas (35) e sua esposa Maydelin Del Valle Flores (40)

Foto: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa