29/01/2020
Viagem aos Estados Unidos analisa mercado avícola e apresenta inovações ao setor
Viagem aos Estados Unidos analisa mercado avícola e apresenta inovações ao setor
Presidente executivo e gerente agropecuário estão em busca de informações e conhecendo tendências em Nova Iorque e Atlanta a convite da Cargill/Nutron
A Cooperativa Dália Alimentos foi convidada a participar do Poultry Business Exchange e da International Production & Processing Expo (IPPE), entre os dias 27 a 30 de janeiro, nos Estados Unidos. Ingressante no mercado avícola comercialmente em 2020, há anos a cooperativa vem buscando por experiências e conhecimento com a finalidade de operar o Programa Frango de Corte com a melhor tecnologia do mundo.
Para isso, o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner, estão nos Estados Unidos, a convite da Cargill/Nutron para participar de ambos os eventos, realizados parte em Nova Iorque e parte em Atlanta. A Dália Alimentos é a única cooperativa gaúcha presente no evento que reúne mais de 100 dirigentes e pessoas ligadas à atividade avícola, sendo a comitiva brasileira composta por cerca de 50 pessoas.
O evento é direcionado à troca de conhecimento entre os clientes da Cargill/Nutron através de palestras com profissionais renomados do setor avícola. Entre os questionamentos debatidos no primeiro dia do evento, em Nova Iorque, o entendimento do consumidor do presente: Quem é ele e como ele se comporta? Quais as mudanças que estão ocorrendo? Como devemos nos preparar? Como a mudança geracional pode impactar no perfil do consumidor? Quais os riscos e as oportunidades para o nosso negócio? Também foram abordadas as tendências do mercado, o consumo de proteína animal, as oportunidades, os riscos e as ameaças.
Maior feira da avicultura
Entre os dias 28 e 30, Freitas e Weingartner deslocaram-se a Atlanta onde participaram da International Production & Processing Expo (IPPE), maior feira da avicultura mundial, conhecendo as mais modernas tecnologias do mundo, além de visitar o estande da Cargill, onde foram apresentadas soluções inovadoras. Entre os estandes visitados, também os da Plasson, empresa parceira da Dália Alimentos nos nove condomínios avícolas.
Conforme o presidente Executivo, o Programa Frango de Corte da Dália já é reconhecido no exterior, tanto que alguns empresários e lideranças de outros países questionaram sobre a concepção do programa, que contempla toda a cadeia produtiva, com matrizeiro, incubatório, condomínios para a produção dos frangos de corte e complexo avícola com frigorífico, fábrica de rações e fábrica de farinhas.
Diversidade
Freitas avalia o evento como um divisor de águas e cita a diversidade como ponto chave. “Em Nova Iorque tivemos um dia espetacular, repleto de aprendizado e palestras de alto nível com debates sobre o mercado como um todo em relação à proteína animal. Aqui, fora do Brasil, percebemos que existe muita diversidade e ela é desafiadora, contudo, precisamos conviver com ela, seja a forma que for. As espécies e os negócio que irão sobreviver serão aqueles que possuírem maior capacidade de se adaptar às diversidades existentes neste mercado e neste contexto que vivemos no mundo contemporâneo”. E complementa: “outra conclusão é de que as organizações são constituídas por pessoas e quando possuímos uma equipe que entende que o mundo está repleto de diversidade e que é necessário se adaptar a ela, a empresa sobrevive. O último aprendizado está na cooperação, mas não somente no sentido literal do cooperativismo, na cooperação de conhecimento, o que deixou o grupo ainda mais unido. Sozinhos vamos rápido, juntos vamos longe”.
O tour está sendo acompanhado pelos melhores especialistas da avicultura brasileira, todos da Cargill/Nutron: professor, especialista e diretor do Setor de Aves, Mário Penz; líder nacional de Avicultura, Cidinei Miotto; consultor técnico em Ambiência de Aves, Ricardo Ribeiro Guerra e gerente técnico, Cassiano Ferreira.
Legenda: Ricardo, Carlos Alberto, Cidinei, Mário, Igor e Cassiano
Legenda: No estande da Plasson na IPPE, da e/d: diretor geral da Plasson do Brasil, Frank Hobold; presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner e gerente comercial e técnico da Plasson do Brasil, Andrey Citadin
Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa Dália alimentos
Jornalista Carina Marques