30/12/2019

A água que você fornece aos suínos é de boa qualidade?

A água que você fornece aos suínos é de boa qualidade?

 

Um dos itens do aplicativo Dália consiste em saber como está a condição da água fornecida aos animais, fator indispensável para êxito nos lotes

 

O smartphone e a internet estão cada vez mais presentes no campo. Os jovens são aqueles que mais utilizam ambas as ferramentas, enquanto os veteranos tentam aprender a como utilizar os benefícios e as funcionalidades que o aparelho, aliado à conexão à internet, pode proporcionar.

Desde março de 2019, a Cooperativa Dália Alimentos criou o seu próprio aplicativo e começou a incentivar os produtores a o baixarem e utilizarem em prol de suas atividades, seja leite ou suínos, nas propriedades rurais. Hoje, o app da Dália é uma ferramenta simples, mas que leva conteúdo ao associado, além de uma série de informações de caráter técnico e também informativo. Basta baixá-lo no “Play Store”, acessar com a matrícula de sócio e ligar na Central de Notas (Balança) para liberar o acesso e começar a utilizar.

Foi isso que o associado de Linha Cruzeiro, no interior do município de Relvado, Júlio César Schiz (30), fez. Cooperado desde o ano de 2006 passou a utilizar o aplicativo há cerca de dois meses e já comprovou as vantagens da ferramenta. Produtor de suínos, ele utiliza o aplicativo baixado via celular para solicitar ração e também consultar o resultado da análise de água fornecida ao rebanho.

Neste último quesito, Júlio, que possui uma granja recém-construída e que está em seu primeiro lote, cuida com zelo. A água é um dos componentes mais importantes para o sucesso dos lotes. Após a coleta realizada pelo técnico que presta assistência técnica, a amostra de água é analisada no Laboratório da Cooperativa. Normalmente, três dias após a coleta o resultado da análise já está disponível para consulta no aplicativo. Dessa forma é possível verificar a condição e, imediatamente, agir caso algum parâmetro esteja fora do padrão.

Os parâmetros analisados são a existência ou a inexistência de contaminação microbiológica, bem como fatores físico-químicos como alcalinidade, cloretos, turbidez, pH e dureza. Também é disponibilizada uma cópia física do laudo da análise da água que deverá permanecer exposto no mural do escritório da granja. “Comecei a utilizar o aplicativo porque meu irmão Rodrigo utilizava. Era prático e rápido, então baixei e hoje uso bastante”, comenta Júlio, que antes residia com os pais Clomir e Lourdes e com o irmão, família toda associada à Dália Alimentos, em Linha Três Reis, também em Relvado, atuando na produção de mil suínos no modo terminação.

Para o técnico do Setor Tecnologia da Informação (TI) da Dália Alimentos, Ricardo Sangaletti Laste, o aplicativo é de suma importância, pois aproxima a cooperativa do quadro social e agiliza a chegada das informações até o campo através de inúmeras funcionalidades: pedido de ração, consulta de notas fiscais do leite e análise da água, Programa Rádio Dália e um canal para a troca de mensagens entre os conselheiros, os delegados e os produtores”. Conforme o banco de dados do Google Play, atualmente a Dália Alimentos possui 1.167 instalações ativas do aplicativo, com uma média diária de 11 pedidos desde o início dos pedidos pelo app, em 14 de março de 2019, e de 15 pedidos por dia nos últimos três meses do ano.

 

Casa e empreendimento em fase final

Júlio César saiu da casa dos pais há oito meses, quando passou a morar na casa dos sogros, junto à esposa Mikaeli Martini, com quem é casado desde 2016. Paralelamente, deu início à obra de construção da casa própria – em fase final de retoques – e de uma granja terminação com capacidade para alojar 650 cabeças no valor estimado de R$ 270 mil. O jovem toca os negócios sozinho, já que a companheira é funcionária de uma cooperativa de crédito na cidade, e ainda presta auxílio aos sogros, na atividade leiteira.

 

Perfil Técnico | Andrieta Anater Werner

A engenheira ambiental Andrieta Anater Werner (33) está na Dália Alimentos há 14 anos. Ela é responsável pelos controles e encaminhamentos ambientais da Divisão Produção Agropecuária (DPA). “A água é uma importante fonte de alimentação para os suínos. Na atividade, se torna essencial pelo fato de interferir diretamente na sanidade e bem-estar dos animais além de ser fundamental para um bom desempenho do lote”.

E complementa: “a água fornecida aos animais deve ser monitorada para manter a qualidade ideal para o consumo. Caso essa condição não esteja de acordo, o produtor pode sofrer prejuízos consideráveis no andamento do lote. “ Por isso é muito importante que a informação chegue rápido ao associado. Dessa forma, se algum parâmetro estiver em desconformidade, é possível agir rapidamente, evitando perdas maiores. O aplicativo facilita e agiliza essa tomada de decisão”.

 

Legenda: Aplicativo: cada vez mais aparelho com app vai fazer parte da rotina dos produtores da Dália Alimentos

Foto: Carina Marques

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa