09/10/2023
SIPS e Tetra Pak compram toneladas de leite da Dália Alimentos
Volume de leite em pó custou R$ 500 mil e foi doado à Defesa Civil do Estado para auxiliar os municípios afetados pelo ciclone
O Sindicato das Indústrias Produtoras de Suínos do RS (SIPS) adquiriu uma carga de 20 toneladas de leite em pó integral da Cooperativa Dália Alimentos para realizar doações aos municípios do Vale do Taquari. O caminhão saiu do Complexo Industrial Lácteo no final da tarde do dia 18/09 com destino à Defesa Civil, em Porto Alegre, encarregada de distribuir o produto para os municípios atingidos pelo ciclone extratropical que ocasionou uma grande inundação.
Conforme o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, o SIPS e os frigoríficos a ela associados entenderam que a doação deveria ser feita aos atingidos pelo ciclone extratropical no Vale do Taquari, sendo que a Dália foi a empresa escolhida para o fornecimento do produto, que teve parte de seu parque industrial em Encantado atingido pela catástrofe. “Essa venda foi muito importante para a cooperativa e para as regiões afetadas pelo evento climático. Além disso, é uma doação muito importante e substancial, no qual teve um valor da compra muito significativo, custando R$ 500 mil reais. Essas 20 toneladas de leite em pó estão fracionados em pacotes de 1kg. Vale destacar também que a cada 1kg de leite em pó, são necessários em torno de 10 litros in natura, o que representa a doação de 200.000 litros de leite in natura para os atingidos”.
Sensibilização
Freitas ainda afirma que após a inundação, a Dália recebeu apoio e suporte do SIPS e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que sensibilizaram outros frigoríficos associados para a compra de 20.000 suínos que não puderam ser abatidos em no frigorífico da cooperativa em Encantado. “Esse fato comprova a importância de ambas as instituições representativas, que atuaram de forma eficiente para que agilizarmos a comercialização de suínos de nossos associados, enquanto nosso frigorífico vinha sendo recuperado”.
Parceria
De acordo com o Diretor Executivo do SIPS, Rogerio Kerber, o sindicato e seus associados, imediatamente, perceberam a necessidade de contribuir com a região mais afetada pelo ciclone extratropical do RS e com isso, decidiu realizar a doação de um produto não perecível. “Diante da calamidade que a região do Vale do Taquari vêm sofrendo com os efeitos da catástrofe, avaliamos algumas alternativas e concluímos que o leite em pó é a melhor opção de alimento para as famílias atingidas, sendo bem prático o preparo desse alimento de ótima qualidade”.
Além disso, Kerber correlacionou as demandas da região como uma forma de contribuir para o desenvolvimento das empresas atingidas. “Pensamos também nas empresas atingidas pelo desastre natural e encontramos na Dália Alimentos uma grande empresa parceira do SIPS”, afirma o diretor, que viu a oportunidade de mitigar da melhor forma os efeitos e danos causados na cooperativa por esse evento climático.
Tetra Pak
Igualmente, a TetraPak, fornecedora de máquinas, tecnologia e embalagens para leite UHT também se sensibilizou e adquiriu um caminhão com 12.040 litros de leite UHT Dália, para distribuição aos atingidos pelo ciclone. Segundo o Presidente Executivo Carlos Alberto, “a solidariedade da empresa só ratifica a importância da longa parceria entre a Dália e a TetraPak, que considerou importante sua participação na corrente de solidariedade às famílias atingidas pela catástrofe. Esta foi a situação positiva encontrada nessa situação: a mobilização de empresas fornecedoras e de pessoas das mais diversas regiões, que estão participando de forma ativa e profícua na reconstrução de nossa região.”
Legenda: carregamento de leite em pó que em seguida foi destinado a Defesa Civil da capital Porto Alegre
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos