13/02/2025
“A vida nos exige sair da zona de conforto e nessas horas é preciso enfrentar os desafios” afirma jovem venezuelano

Carlos Zacarias é natural de Carracas e chegou na Dália há um ano, tempo em que reconstruiu sua vida por meio da oportunidade de emprego na Dália
Recentemente, a Cooperativa Dália Alimentos contratou 50 colaboradores imigrantes vindos da Venezuela. A cooperativa já conta com 32 venezuelanos em seu quadro de funcionários, entre eles o jovem Carlos Daniel Zacarias (19), que chegou ao Brasil há apenas dois anos junto com seus pais.
Natural de Caracas, capital da Venezuela, Carlos trabalha há um ano no Frigorífico de Suínos da Matriz, em Encantado, no setor de desossa. Ele destaca o bom relacionamento com os colegas e a receptividade que encontrou na Dália. Hoje, fluente em português, Carlos compartilha as dificuldades que enfrentou em seu país de origem e os desafios que ele e sua família superaram até se estabelecerem em Encantado.
“Passamos por diversos lugares e tudo foi muito difícil. Quando atravessamos a fronteira para o Brasil, pelo município de Pacaraima, em Roraima, ficamos cerca de quatro meses em uma comunidade religiosa, na Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dentro da Operação Acolhida. Lá, abrigavam-se cerca de 70 famílias e pude estudar português antes de chegar ao Vale do Taquari”, relembra.
A família de Carlos Daniel mudou-se para o Rio Grande do Sul no início de 2023, junto com sua tia, para o município de Putinga. “Trabalhei por pouco tempo em uma pequena indústria local. Ainda antes de ingressar na Dália, morei com um amigo próximo em Passo Fundo”, conta.
Superação e adaptação
Desde que começou a trabalhar na Dália, no início do ano passado, Carlos recebeu apoio e ajuda dos colegas. “Gostei muito de trabalhar na Dália. Minha adaptação foi muito boa e pude superar os desafios de ser estrangeiro, construindo minha vida nesta região próspera”, afirma.
Além dele, sua mãe, Ana Eloisa Zacarias, também trabalha na cooperativa, no Complexo Industrial Avícola, em Arroio do Meio. “Em breve, eles vão morar comigo em Encantado”, comemora Carlos, feliz por ter a família reunida.
Sonho
“Saí da Venezuela em busca de melhores condições de vida. A crise socioeconômica e humanitária que vivemos no país tornava impossível ter uma vida estável”, relata.
Carlos revela que ao reconstruir sua vida do zero tem o sonho de conquistar uma casa própria e um carro. “É muito desafiador sair do seu país de origem e começar tudo de novo. Mas tem valido a pena. A vida nos exige sair da zona de conforto e nessas horas é preciso enfrentar os desafios. Estou conseguindo melhorar de vida graças à grande oportunidade que a Dália me ofereceu. Sou grato à cooperativa, à minha família, aos colegas e aos amigos que me ajudaram nesse processo de adaptação”, conclui Carlos Zacarias.
Legenda: o jovem Carlos Daniel Zacarias, de 19 anos, chegou ao Brasil há apenas dois anos com seus pais e, há um ano, abraçou a oportunidade de trabalhar na Dália
Foto: Kástenes R Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali