26/12/2024

Líderes iniciam Treinamento de Gestão pela Qualidade

O programa Qualidade Total Dália foi adotado pela Cooperativa há quase três décadas

Programa 5S e padronização dos processos gráficos de controle: estes foram os temas abordados no Treinamento Integrado em Gestão da Qualidade, que iniciou no dia 06/11, promovida pela Cooperativa Dália Alimentos em parceria com o Sistema Ocergs/Sescoop e ministrado pela Associação Gaúcha para Qualidade (AGQ), para gerentes e supervisores.
Durante a abertura, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explanou sobre o Programa interno da Dália: Gestão Pela Qualidade Total e sua importância nos processos produtivos. “O modelo de gestão pela qualidade foi um divisor de águas na história da Dália. Na década de 1990, a Cooperativa passava por grandes dificuldades, quando inclusive, se cogitava a venda do negócio para outra empresa, mas os Conselheiros de Administração da época decidiram profissionalizar a gestão”, explicou Freitas ao destacar que a partir disso, a cooperativa buscou pelos cursos voltados à gestão da qualidade.
O dirigente recorda que a Dália foi pioneira do ramo agropecuária a implementar este modelo de gestão no RS. “Viajamos Brasil afora, visitamos cooperativas europeias, até conhecermos a Associação Gaúcha pela Qualidade (AGQ). Na oportunidade, contamos com o apoio da Gerdau, pioneira e líder em gestão pela qualidade, que manifestou seu interesse em apoiar a introdução de uma empresa agroindustrial nesse método de gerenciamento. Tivemos amplo treinamento e qualificação das equipes pela AGQ”.

Qualidade e a Dália
Carlos Alberto ainda detalhou a importância do método Gestão Pela Qualidade, principalmente nos cargos de lideranças. “Percebemos que novos gestores assumiram posições ao longo dos anos, mas ainda não haviam tido a oportunidade de participar de um curso específico sobre Gestão pela Qualidade, método de gestão cuja abordagem foi escolhida pela Dália para conduzir suas operações e estratégias”, relatou ao mencionar que este curso é essencial para rever as ferramentas de gestão e promover um alinhamento geral dos líderes e equipes.
É por meio deste modelo de governança que a Cooperativa realiza as avaliações dos setores assegurando a melhoria contínua. “O conceito de bons gestores é percebido pelo desempenho de sua função, pelo uso desta ferramenta e principalmente, por difundir este modelo de gestão pela qualidade com toda a equipe. Ele deve ter um perfil semelhante a um professor, ávido por conhecimento e gosto por ensinar, cobrar, avaliar e monitorar”, ressalta.

O sucesso de uma empresa pode ser associado às diretrizes que envolve a qualidade total em todos os processos e produtos, conforme o presidente executivo. “Sem isso, muitas empresas acabam sendo geridas pelo ‘eu acho’, sem padronização e eficiência. São organização que raramente atingem o sucesso”.

Evolução da qualidade
Ele ainda lembrou a evolução da gestão da Dália ao longo dos anos a partir da implementação dos programas de qualidade. “Por meio desses programas o sonho dos conselheiros de administração foi concretizado, pois de fato, profissionalizaram a gestão”.
Freitas destaca grandes avanços com a implementação do Programa 5s, planejamento estratégico, reuniões relâmpagos, grupos de estudo, padronização descrita e os Grupos de Controle da Qualidade (GCQ). “Os GCQ’s, em especial, fomentam o engajamento dos colaboradores, resultam em melhoria nos processos produtivos e retêm talentos, pois valorizam os funcionários com premiações aos melhores trabalhos e promovem a realização profissional”.

Diretrizes na prática
No conteúdo programático do primeiro encontro, a instrutora Giani Ferreira Esteves focou no alinhamento do nível de conhecimento técnico entre os líderes e ressaltou a importância de disseminar esse conhecimento aos demais colaboradores. “Realizamos diversas dinâmicas para promover melhorias nos processos produtivos, destacando que a liderança deve ser um exemplo para seus funcionários, trabalhando de acordo com a descrição das padronizações e garantindo o cumprimento dos procedimentos por parte de seus subordinados”, explicou Giani.
Ela acrescentou que o treinamento ajudou os grupos a definirem bons indicadores, monitorarem os processos diários e implementarem ações corretivas e preventivas voltadas para a melhoria contínua dos processos. “Abordamos metodologias para aperfeiçoar os processos diários, a correção de não conformidades a fim de evitar a reincidência desses problemas. Também aprofundamos temas como a elaboração de gráficos de controle, avaliações de incidentes e indicadores de eficiência e produtividade”, relata ao destacar que há ferramentas específicas para cada método.
No segundo módulo, a palestrante versou sobre o planejamento estratégico, uma ferramenta essencial para estabelecer metas de longo prazo. “É sempre importante sabermos aonde a empresa está e qual a futuro que almeja. Além disso, constatei que a Dália possui uma cultura de qualidade bem estruturada. O grande desafio é fazer com que os gestores apliquem essas diretrizes na prática”, concluiu.

 

Legenda: Líderes da Dália iniciam treinamento de Gestão pela Qualidade

Foto: Kástenes R Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Kástenes R. Casali

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