11/07/2022

Ampliação da capacidade do frigorífico de suínos da Dália custará R$ 1,5 milhão

Construção está sendo realizada desde o início de março

Uma obra de ampliação da câmara de resfriamento de carcaça no frigorífico de suínos na sede da Cooperativa Dália Alimentos em Encantado está sendo realizada desde o início do mês de março.

A construção é realizada por cinco empresas terceirizadas envolvidas na obra civil com estrutura de pré-moldados, nas fundações da edificação, no transporte dos materiais, no isolamento e na instalação dos telhados. Os investimentos totalizam o valor de R$ 1,5 milhão.

O gerente da Divisão de Produtos Suínos, Roberto Crippa, explica que no processo do frigorífico, antes de passar para a desossa, que deve ter temperatura inferior a 7ºC, ocorre o abate do animal. “Hoje, a capacidade total do abate é de 2.800 suínos por dia, a mesma do armazenamento de carcaça para resfriamento, mas no andamento, estamos trabalhando com um número reduzido de 2.600/dia”, comenta.

Depois de pronta, essa área ficará com maior circulação para os funcionários e irá facilitar toda a rotina de trabalho. “Essa ampliação aumenta a capacidade das carcaças para 3.200, mas deve nos ajudar principalmente quanto à higienização da câmara, que é feita todos os dias. Além disso, nos favorece para a realização das manutenções corretivas e preventivas”, afirma.

 

Conforme Roberto, durante o ano de 2021, com abate da capacidade total, o tempo de higienização era limitado. “Nosso tempo de limpeza era restrito e isso causava algumas dificuldades em relação às manutenções preventivas, pois tínhamos que alterar o horário do abate para realiza-las. Por isso, essa nova estrutura nos dará mais praticidade e trará grandes benefícios”, relata.

 

“Futuramente, quando outras áreas do frigorífico forem concluídas e novos equipamentos implantados, no qual aplica já se encontram em estudo com diversas melhorias e ampliações, pretende-se atingir a licença de abate de 3 mil suínos/dia, conclui Crippa.

 

Legenda: Com nova estrutura a ampliação do abate aumentará para 3,2 mil suínos/dia

 

Foto: Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

 

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa