03/07/2025
Associados e colaboradores concluem curso e recebem certificados

No início de junho, três turmas compostas por associados e colaboradores da Cooperativa Dália Alimentos concluíram o quarto e último módulo do curso Formação para Liderança, promovido pela Longevisar com apoio financeiro do Sistema Ocergs/Sescoop. Além do conteúdo ministrado no último encontro, realizado na sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado, os 90 participantes receberam seus certificados.
No encerramento da formação, o professor Ademar Schardong revisou os principais conceitos abordados nos três primeiros módulos e, na sequência, ministrou a aula “Diretrizes para boas práticas de governança corporativa em sociedades cooperativas”, além de tratar sobre o processo de sucessão eficiente. “Entre os desafios para uma boa sucessão nas cooperativas, encontramos a inexistência de uma dinâmica eficiente dentro do Conselho de Administração, a ausência de um planejamento sucessório bem definido, a escassez de talentos internos para cargos de liderança e a falta de critérios adequados para avaliação dos potenciais candidatos”, explicou Schardong.
Segundo ele, o processo sucessório é preparatório e, por isso, longo, impactando diretamente o futuro da organização. “O ideal é traçar um plano de sucessão tanto para os associados no campo quanto para as gerências e a diretoria”, complementou.
Durante o módulo, Schardong também conduziu uma dinâmica com lâmpadas dispostas sobre a mesa, utilizando a luz como símbolo do conhecimento. “Foi uma honra ministrar esses quatro módulos para esses grupos qualificados — sendo a terceira, quarta e quinta turma da Dália a concluir o curso. Escolhi as lâmpadas para mostrar que vocês sabem mais do que imaginam”, finalizou o professor.
Compreensão do modelo cooperativo
Entre os participantes, Maicon Zanuzzo, associado da Dália desde 2016 e filho de conselheiro de administração, destacou a importância da formação para uma compreensão mais clara do modelo econômico e social promovido pelo cooperativismo. “Esses quatro módulos possibilitaram entender que todos os envolvidos na cooperativa são importantes, cada um com sua função, mas todos buscando o desenvolvimento coletivo, o que impacta positivamente as pessoas e as regiões onde atuamos”, enfatizou.
Zanuzzo observou ainda que os temas abordados foram fundamentais para aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre os conceitos e a legislação do cooperativismo no Brasil. “Percebi o quanto sabia pouco sobre o assunto, mas consegui me aprofundar bem cada tema proposto nas aulas. Entender como funciona uma cooperativa, as diferenças em relação às empresas de capital aberto, como se dá a governança e as formas de tomada de decisão, assuntos essenciais para todo o quadro social e para os colaboradores”, afirmou.
Também ressaltou a importância de estender o curso a outros associados. “Todo associado precisa compreender o verdadeiro significado de fazer parte de uma cooperativa. Talvez esse entendimento tenha se perdido com o tempo ou pela falta de informação, e agora é hora de resgatá-lo e disseminá-lo”, reforçou.
Discussões sobre visão estratégica
O Supervisor comercial responsável pelo mercado interno, Daniel Martin Weingartner, também recebeu o certificado e destacou a relevância dos temas abordados, como visão estratégica e governança corporativa. “A didática clara e a forma como os temas foram conduzidos tornaram o conteúdo envolvente. As reflexões propostas e os trabalhos em grupo estimularam uma visão mais estratégica da liderança dentro do contexto cooperativista, reforçando a importância de princípios como missão, visão, valores e o papel do estatuto social”, avaliou.
Daniel também destacou que o conselho de administração desempenha um papel central nas cooperativas, sendo essencial para assegurar a boa governança, a sustentabilidade do negócio e a fidelidade aos princípios cooperativistas. Ele ressaltou ainda o aprofundamento nas práticas de governança corporativa, com diretrizes que promovem transparência, responsabilidade e eficiência na gestão, fortalecendo a confiança na instituição como um todo. “O ambiente de troca e aprendizado foi enriquecedor, com discussões práticas e aplicáveis à realidade das cooperativas”, falou.
Desafios de uma cooperativa
Para encerrar o evento, ao entregar os certificados, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, enfatizou a importância do curso e dos conceitos trabalhados. “Quando o conselho de administração pensou na qualificação destes grupos, logo buscamos alguém com experiência que pudesse trabalhar a parte teórica voltada à essência da gestão cooperativa”, afirmou Piccinini.
Ele ainda ressaltou a importância deste conhecimento sobre uma sociedade cooperativa adquirido pelos grupos. “Gerir uma empresa cooperativa é um grande desafio. Lidamos com a esfera social, composta pelos associados, que são os proprietários do negócio, e com a esfera executiva, formada pelos profissionais que gerenciam as operações, garantindo o bom funcionamento da empresa. Por isso, nestas turmas tivemos tanto associados como funcionários”, complementa ao ressaltar que a Dália mantém a cultura de investimento em novos talentos.
Buscar crescimento constante
O Vice-Presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, também participou da solenidade e enfatizou a importância de os associados estarem nutridos do sentimento de pertencimento à cooperativa. “A cooperativa é a extensão da nossa propriedade e o quadro social fornece a matéria prima, as indústrias da Dália processam e a área comercial vende com valor agregado. Um ecossistema perfeito que busca o desenvolvimento econômico social dos associados, funcionários e comunidade”.
Por fim, Pasqual reitera a importância de continuarem buscando por conhecimento qualificação, tanto associados quanto funcionários. “Não deixem de evoluir, invistam em vocês, pois assim, todos cresceremos”, finaliza.
Legendas: jovens da Dália recebem certificado de curso para formação de líderes
Foto: Kástenes Roberto Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Roberto Casali