09/12/2022

Comitiva do norte do país visita a Dália

OCB/RO, Sebrae e Federação da Agricultura junto com duas cooperativas do estado de Rondônia estiveram na Dália para troca de experiências sobre o sistema de produção de leite

Uma comitiva liderada pela Organização das Cooperativas do Brasil de Rondônia (OCB/RO), esteve visitando a Cooperativa Dália Alimentos entre os dias 28 a 30 de novembro. Essa intercooperação foi para conhecer o modelo de produção de leite da Dália e do estado do RS.

No dia 28, durante a manhã, os Presidentes do Conselho de Administração Gilberto Antônio Piccinini e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas apresentaram a estrutura, números do quadro social e de funcionários. “A Dália possui o mesmo sistema de administração que cooperativas europeias. Hoje são 2780 associados e 2909 funcionários. Esses associados elegem uma chapa composta pelo Presidente do Conselho de Administração e o Vice-presidente. Eles também votam em outros sete conselheiros de administração que cuidam da parte social. Já o presidente executivo é responsável por todo setor produtivo da cooperativa”, afirma Piccinini.

Além disso, o presidente do conselho de administração também explicou que entre o quadro social, antes de se tornar conselheiro, eles devem ser eleitos delegados que representam os produtores próximos da sua região.

Demandas da Indústria

O presidente executivo falou sobre a indústria nos segmentos avícola, suinícola, lácteo, varejo e da fábrica de ração e, detalhou  o organograma  criado para atender as demandas da empresa e estruturado em uma Controladoria e oito divisões: Produção Agropecuária, Produtos Suínos, Frango de Corte, Produtos Lácteos,  Controle de Qualidade,  Comercial Carnes e Derivados, Comercial Lácteos e Varejo. “Cada divisão possui um gerente responsável, que coordena uma equipe formada por supervisores, encarregados e funcionários”, ressalta Freitas.

“Semanalmente me reúno com os gerentes de cada divisão e com o Controller, pois temos um plano estratégico de longo prazo e metas anuais para atingir”, salienta.

Comitiva

“Este intercâmbio foi para buscar inovação, novas experiências e práticas, principalmente sobre a produção de leite. O que nos chama a atenção é o sistema de Condomínio Leiteiro que a Dália já desenvolvendo”, afirma o superintendente do Sistema OCB/RO, Uliame Ramos.

Ramos detalha que o estado de RO já possui duas cooperativas que atuam no segmento lácteo, sendo que uma empresa já trabalha com este sistema e a outra tem interesse em implantar. “Decidimos visitar a Dália para entender os caminhos que a empresa percorreu para viabilizar esse sistema de produção, que é o condomínio leiteiro e, neste sentido, pretendemos implantá-lo, pois percebemos que isso fortalece os produtores e a agroindústria”.

“Nossas primeiras impressões são as melhores possíveis, nos dá força e certeza de que devemos seguir produzindo leite, principalmente depois de constatar que este sistema dá certo. Observamos algumas deficiências na produção de leite e não apenas em RO, mas em todo o país e identificamos que, desta forma, o sistema de condomínio leiteiro pode ser viável para o produtor que consegue trabalhar em associação, evitando que grandes corporações de laticínio continuem sufocando seus rendimentos”.

Produção agropecuária

Durante a tarde do dia 28, o gerente da Divisão de Produção Agropecuária, Fernando de Oliveira Araújo, falou sobre o programa de produção de suínos e de avicultura. “Hoje são abatidos cerca de 2500 suínos/dia e 55 mil frangos de corte”.

Araújo também apresentou o sistema do matrizeiro, onde 38 funcionários tornaram-se sócios. “O matrizeiro produz 360 mil ovos/semana que são vendidos para incubação, sendo os pintinhos distribuídas para os 9 condomínios que geram a engorda”, explica.

Gado leiteiro

Já no setor gado leiteiro, a cooperativa trabalha com dois programas de assistência técnica: o Leite Saudável que iniciou em 2010 e busca, conforme o gerente, aperfeiçoar as condições do solo para as culturas utilizadas na alimentação do gado, melhorando rendimento e qualidade do alimento fornecido aos animais; e, Vale dos Lácteos que objetiva aprimorar os índices zootécnicos das propriedades.

Programa de parceria integrada de produção de leite  

O gerente lembra que a Dália possui quatro parcerias integradas de produção de leite que são os condomínios leiteiros com ordenha robotizada. “O primeiro condomínio construído foi em Nova Bréscia e inaugurado no ano de 2015. Além deste, a Dália possui mais três, localizados em Roca Sales, Arroio do Meio e Candelária”.

Araújo explica que o condomínio consiste na junção de pequenos produtores num modelo associativo de produção leiteira. “Os condomínios dispõem de alta tecnologia empregada, contando com três robôs da marca DeLaval VMS na realização do trabalho diário de ordenha das vacas”.

Ele destaca que os principais objetivos do programa é a alternativa de renda para produtores familiares com dificuldade de mão-de-obra. É também uma opção de investimento para produção de leite com capacitação e profissionalização da gestão e dos processos produtivos, por meio de novas tecnologias e, ainda, um incremento à qualidade de leite para a cooperativa”.

“A média de litros de leite/dia é bem acima em relação aos outros programas, mas possui alguns gargalos como os altos valores investidos em equipamentos, área agrícola suficiente para produção de forragens e destinação de dejetos e alto custo para a formação de rebanho”.

Além disso, em 2014 a Dália implantou a Escola do Leite, uma unidade de treinamento itinerante que visitava as propriedades e reunia grupos de produtores para uma qualificação: “Eram dez módulos sequenciais sobre a produção de leite, com aulas teóricas e práticas”, detalha o gerente.

Conforme o supervisor do setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa, com a pandemia, em 2020 a Escola do Leite foi digitalizada para os associados acessarem on line. “Em parceria com o Colégio Teutônia gravamos as aulas com nossos técnicos e adaptamos as atividades para a plataforma”, revela o supervisor.

Em outras unidades

Além da matriz em Encantado, no dia (29), a comitiva visitou o condomínio leiteiro de Nova Bréscia e, em seguida, a propriedade de Arthur Ziglioli. Já o último destino, no dia 30, foi o Complexo Industrial Lácteo, em Palmas no município de Arroio do Meio.

 

Legenda: Comitiva de Rondônia visitou a Dália

Fotos: Créditos/Divulgação – Kástenes Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa