03/02/2023
Conhecendo o Núcleo Genético Gênesis
Uma nova era para a suinocultura brasileira
A Agroceres PIC é um grande e conhecida empresa fornecedora de material genético suíno na América Latina. Essa empresa resultou da fusão da Agroceres brasileira, que sempre atuou no segmento de genética de milho, e, ao final dos anos 70 e início de 80 associou-se à PIC, uma empresa inglesa de melhoramento genético de suínos que, posteriormente, por aquisição, passou a ser americana.
Na América Latina não existem granjas núcleo de melhoramento genético instaladas e, por isso, há uma substancial diferença de nível genético entre nosso país e países da União Europeia e Estados Unidos, que há anos dispõem dessas granjas.
Contudo, essa realidade começa a mudar com a instalação do Núcleo Genético Gênesis, da Agroceres PIC, localizado em uma área de 70.000 m², na cidade de Paranavaí, no Paraná e aberto aos clientes para visita guiada de apresentação em 01/02/2023.
A Dália Alimentos esteve representada por seu Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que afirmou: “foi uma oportunidade exclusiva de conhecer uma granja de melhoramento genético voltada ao futuro da suinocultura brasileira”
E continua: “com esse núcleo, ocorrerá o melhoramento genético em nosso país, com rebanhos do mesmo nível das granjas núcleo da Europa e Estados Unidos, o que aumentará a competitividade das empresas brasileiras. Sem dúvidas, estamos vendo suprida uma necessidade latente de desenvolvimento tecnológico da suinocultura brasisleira.”
Gênesis é uma das mais modernas unidades de produção de material genético do mundo, o que colocará nosso país e, por consequência, as empresas brasileiras, em um novo patamar de produção suinícola. A estrutura e os equipamentos contemplam moderna tecnologia, o que assegurará o progresso genético suíno em nosso país, que, além de obter autossuficiência e autonomia genética, se tornará gerador e exportador mundial desse material.
O investimento da Agroceres PIC contempla 3.600 fêmeas elite de altíssimo valor genético instaladas em galpões climatizados. “Foi possível conhecer todos os critérios adotados pelo Núcleo Genético, como a inovação do sistema produtivo, totalmente automatizado, com barreiras sanitárias, para garantir a biosseguridade do empreendimento. De fato, o passo dado pela Agroceres PIC agrega tecnologia de ponta e coloca a suinocultura brasileira em destaque no mundo, permitindo condições competitivas muito importantes no mercado internacional”, conclui o Presidente Executivo.
Legenda: Parte interna do núcleo
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Texto: Ledi T. Giongo
Secretária Executiva