05/12/2025

Curso de Capacitação de Gestão e Rotinas Trabalhistas é ministrado para 186 líderes da Dália

Nos meses de outubro e novembro, por um período de três horas e meia, Gerentes, Supervisores, Encarregados, Médicos Veterinários e Técnicos Agropecuários da Cooperativa Dália Alimentos participaram do Curso de Capacitação em Gestão e Rotinas Trabalhistas, realizado no Centro de Cultura Ouro Branco, no Parque Dália, em Encantado. Ao todo, os quatro encontros reuniram 186 profissionais.

Ministrado pelo Assessor Jurídico, advogado Reinaldo José Cornelli e pela Supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca que adotaram o método empírico de ensino, utilizando linguagem direta, objetiva e de fácil entendimento, e contou com a participação da Psicóloga Paula Cristina Petry que falou sobre a saúde mental dos trabalhadores. O curso abordou a importância dos cargos de liderança nos diferentes setores e unidades da Dália, além de temas como pertencimento, Compliance, legislação trabalhista e relações contratuais diversas.

O curso foi criado para repassar de forma clara e objetiva a orientação e a postura da Cooperativa para a atuação dos líderes de forma geral. Por isso, a Presidência Executiva determinou a realização de um curso com o objetivo de levar às lideranças informações a respeito de conhecimentos gerais sobre assuntos específicos que rondam o dia a dia daqueles que precisam tomar decisões, mas também para conhecer a política de administração da Dália e o respeito aos padrões estabelecidos”, informou o Assessor Jurídico Reinaldo Cornelli.

A Cooperativa é uma empresa grande, com unidades em diversos municípios e com chefias em diversos estágios de conhecimento, experiência e tempo de casa, de modo que a uniformização de conhecimentos dos padrões é essencial para a tomada de decisão e representatividade da própria instituição. Cornelli iniciou sua explanação destacando a responsabilidade que envolve exercer um cargo de liderança na cooperativa. “Um gestor ocupa um cargo de confiança, que exige responsabilidade, pois é a extensão da diretoria naquele setor ou unidade. Afinal, a empresa reflete a postura e as ações das pessoas que fazem parte dessa organização”, explicou.

Nesse sentido, foram apresentadas a missão, a visão, as crenças e valores e o Código de Conduta Ética da Dália Alimentos como bases norteadoras para os líderes. “As crenças e os valores dizem respeito à ética, à cooperação e à transparência, que são ferramentas hábeis para a concretização da razão de ser da Dália, que o líder e sócio fundador da cooperativa, João Batista Marchese, estabeleceu ao afirmar que as soluções nascem ao redor de uma mesa, com todos pensando no bem comum e não em si próprios”. Outros valores fundamentais da Dália referem-se ao conhecimento, capaz de gerar mudança, remover ignorância, preconceito e estagnação, possibilitando uma nova visão. “E, ainda, o respeito à legislação, às pessoas e ao meio ambiente, destacando os direitos de cada indivíduo e os valores da sociedade e do meio em que estamos inseridos”, pontuo, destacando que a missão se resume à razão de ser da Cooperativa e a visão apresenta a expectativa futura para onde a empresa pretende caminhar.

Os palestrantes também conceituaram a natureza jurídica da cooperativa e sua forma de administração, definindo-a como uma associação de pessoas –  o que as diferenciam das demais formações jurídicas que preconizam o capital – que se unem para atender necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais em comum. “Os donos da cooperativa são os sócios e os empregados são prestadores de serviços que recebem a matéria-prima e a transformam em produtos para viabilizar o negócio.”

No que concerne à legislação trabalhista, foram abordados temas específicos e de maior ocorrência, como obrigações contratuais das partes, cumprimento e registro de horário e ponto, justificativas de faltas e punições, realização de horas extras, adicional noturno, vale-transporte, fornecimento e uso de Equipamentos de Proteção Individual no ambiente de trabalho.

Gestão pela Qualidade Total

Os palestrantes lembraram a importância do Programa de Gestão pela Qualidade da cooperativa, iniciado em 1999, que busca estabelecer padrões operacionais e orientações de trabalho bem definidas. “Os programas de Qualidade são extremamente importantes para a organização do trabalho na cooperativa, e os padrões operacionais e instruções de trabalho devem estar sempre atualizados, dispor de linguagem clara e objetiva, de fácil entendimento e de uso constante, enfatizou Sandra Simonis Lucca.

Compliance e LGPD

Ela também falou acerca do Grupo Multisetorial de Compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): “A Dália possui um Código de Conduta Ética e de Responsabilidades bem estruturado, que estabelece os princípios, responsabilidades e valores compartilhados por todos os membros da cooperativa.”

O que é Compliance?

“A Dália espera que todos sigamos fazendo o que é correto. Por isso, Compliance é um conjunto de práticas que garantem a conformidade da empresa às leis, regulamentos e políticas internas, minimizando riscos e promovendo uma cultura de ética e integridade”, informou Sandra. Abordou o Código de Conduta Ética e de Responsabilidade, lembrando que “ a Dália é uma grande empresa, com diversas unidades, estabelecer um código de conduta é essencial para padronizar relacionamentos profissionais e garantir a qualidade dos produtos, mantendo a identidade da empresa.”

Cultura da conformidade – pertencimento

Um dos momentos mais importantes do pronunciamento dos instrutores diz respeito ao pertencimento, de interpretação subjetiva, pois o sentimento de sentir-se parte de um grupo, incluído e aceito em determinado ambiente é individual, mas importante para a realização dos ofícios do cargo e isso influencia de modo direto a qualidade da produção e dos serviços prestados. O ambiente em que todos se sentem respeitados, reconhecidos e ouvidos favorece processos inovadores, engajamento e redução de falhas operacionais. Programas de integração, comunicação transparente, reconhecimento por mérito, políticas de diversidade, investimento em saúde ocupacional e amplo acesso à informação são exemplos de mecanismos para consolidar a cultura interna vigorosa. A ausência dessas iniciativas tende a aumentar rotatividade, absenteísmo, riscos psicossociais e insatisfação, comprometendo o padrão de excelência e a competitividade mercadológica.

Terceirização de Mão de Obra: Limites, Permissões e Legislação

A terceirização da mão de obra foi objeto de evolução, culminando nas alterações promovidas pela Lei e as interpretações na Reforma Trabalhista e, por isso, faz-se necessário atuar com extrema cautela. Se por um lado alivia a necessidade da empresa na contratação de mão-de-obra especializada, por outro imputa severas obrigações e cuidados com a legalidade das contratações e a observância irrestritas dessas empresas à legislação, sob pena de gerar enormes dissabores à contratante.

Saúde Mental

Por fim, a psicóloga Paula Petry abordou a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), “A NR1 trata sobre segurança e saúde no trabalho, a qual, alterada, passa a incluir os riscos psicossociais, especificamente da saúde mental dos trabalhadores. É uma forma de buscar equilíbrio no ambiente de trabalho, evitando problemas de ordem emocional.”

A NR1 foi alterada e passará a vigorar em maio de 2026, pois as empresas estão tendo um período para adaptação. Paula destacou que as organizações devem identificar, avaliar e implementar medidas para mitigar riscos como estresse, assédio moral e ambientes tóxicos. “Há vários riscos, como bullying, fofocas, conflitos e assédio, entre outros. Por isso, é necessário um ambiente acolhedor e saudável, com comunicação aberta e ações preventivas”, concluiu.

 

Legendas: ao todo os quatro encontros reuniram 186 gestores

Foto: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

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