18/11/2025
Dália Alimentos celebra conquista em conjunto com federações e autoridades
A Cooperativa Dália Alimentos promoveu uma confraternização entre os Conselhos de Administração e Fiscal, gerentes de divisões, autoridades públicas e instituições relevantes para o sistema cooperativo gaúcho na manhã do dia 17 de novembro, no Espaço de Gastronomia do Parque Dália, em Encantado. A celebração foi um gesto de agradecimento pela união de esforços que resultou no acesso à Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) n° 5.219. A norma, publicada em 29 de maio de 2025, define condições especiais de financiamento para cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul afetadas por catástrofes climáticas em 2023 e 2024.
A confraternização celebrou a conquista, que estabelece condições diferenciadas para financiamento de capital de giro no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias.
Estiveram presentes o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), Darci Hartmann; o Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho), Hélio Marchioro; e o diretor executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), Sergio Luiz Feltraco. Também compareceram dirigentes das cooperativas Pradense (Cooprado), Garibaldi, Sicredi Região dos Vales, Aliança, Nossa Terra e Paraíso.
Além dos representantes do sistema cooperativo, marcaram presença o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), José Cleber Dias de Souza; a agente territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/RS), Cristiane Tonezer; o senador Luis Carlos Heinze; deputado estadual Miguel Rossetto e Deputado Federal Elvino Bohn Gass.
União e cooperação
Para o Presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a confraternização simboliza a celebração da união entre as cooperativas agropecuárias do estado, federações e representantes políticos. “Nos últimos anos, enfrentamos desafios profundos. As crises da proteína animal e as inundações trouxeram momentos extremamente difíceis, acumulando prejuízos significativos de 2021 a 2024. Por isso, este encontro é especial, pois reconhecemos e celebramos uma grande realização, que começou a ganhar forma durante um jantar na Cooperativa Pradense, em Antônio Prado, por ocasião da inauguração de sua nova sede e da celebração de seus 50 anos”, relembrou Freitas, ao destacar a origem da aproximação.
O dirigente ressaltou as diversas adversidades enfrentadas, que exigiram resiliência da Dália, de outras cooperativas e dos produtores rurais atingidos. “Os obstáculos foram muitos e, não raramente, exigiram criatividade e coragem para trilhar caminhos ainda não pavimentados. O processo foi longo, mas nos permitiu demonstrar às autoridades a importância de disponibilizar uma verba especial para alongamento de dívidas. Essa conquista só foi possível graças ao envolvimento de lideranças políticas e instituições como Fecovinho, Fecoagro, Ocergs, Ministério da Economia e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Cada barreira superada reforçou algo essencial: quando unimos conhecimento técnico, sensibilidade humana e cooperação verdadeira, os resultados vão além do esperado.”
Carlos Alberto acrescentou que a união foi fundamental para fortalecer a agricultura familiar e incentivar os agricultores a permanecerem no campo. “Estamos contribuindo para que as famílias permaneçam no campo, para a geração de renda, para a qualidade de vida e para a preservação do meio rural como ambiente de trabalho, cultura e dignidade. Este não é apenas um momento de celebração. É também um momento de renovar compromissos, fortalecer a confiança mútua, ampliar oportunidades e abrir novas portas, para que cada produtor associado continue sendo protagonista de sua própria história.”
Além da união institucional, o dirigente enalteceu o empenho dos deputados Miguel Rossetto, Elvino Bohn Gass, Elton Weber e Pepe Vargas; do senador Luiz Carlos Heinze; de Milton Bernardes Ferreira, Sérgio Feltraco, Hélio Marchioro, José Luiz Guadagnin e Gilson Bittencourt, que, à época no Ministério da Fazenda, foi fundamental na construção da Resolução do CMN 5.219. “Nesse longo período de dificuldades, contamos com o apoio de dois grandes parceiros, decisivos para superarmos esse momento nebuloso: o Sicredi Região dos Vales, de Encantado, e o Banco Santander, a quem fazemos um reconhecimento público por terem acreditado na Cooperativa Dália Alimentos.”
Um novo tempo de união
Freitas mencionou ainda que essa união inaugura um novo momento e destacou a expectativa por novas conquistas, como a tão sonhada linha ferroviária que conecte o RS ao centro do Brasil e um novo porto marítimo de fácil acesso para o desenvolvimento do estado.
Diferenças ideológicas de lado
Ao encerrar, o Presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini, agradeceu o empenho de todos e lembrou as diversas reuniões em que se discutiram soluções para a superação das cooperativas atingidas pelas enchentes. “Dialogamos sobre quantos associados de cada cooperativa haviam sido afetados, mas víamos, mais do que isso, a importância de encontrar soluções para superar aquele momento de instabilidade e tornar a economia do RS pujante novamente”, frisou.
Piccinini mencionou que, junto com o senador Heinze e deputados, as diferenças partidárias e ideológicas foram deixadas de lado para viabilizar soluções para a retomada das cooperativas agropecuárias. “Agora, vemos que todo o empenho foi um sucesso e agradecemos a união e a perseverança de todos. É hora de brindarmos este desafiador ano de 2025 e almejarmos novos projetos”, pontuou, ao convidar a todos para um brinde. Paralelamente, manifestou otimismo com os resultados obtidos pela Dália, reconhecendo 2025 como um ano significativo em termos de lucratividade.
Desenvolvimento por meio do sistema cooperativo
O senador Luis Carlos Heinze destacou a importância da resolução do CMN, que, somente na Dália, beneficiou mais de 5 mil famílias, considerando associados, colaboradores e terceiros. “É gratificante ver que as cooperativas, como é o caso da Dália, com a força do cooperativismo gaúcho conseguiram se recuperar das recentes catástrofes no estado.”
O deputado federal Elvino Bohn Gass enfatizou a união em torno de uma causa comum. “É sempre importante abraçarmos uma causa em conjunto, abandonando as diferenças. No entanto, é nosso dever seguir pensando e discutindo o futuro com políticas estruturantes e permanentes, principalmente no âmbito cooperativo, fundamental na economia do estado e do Brasil.”
Por fim, o deputado estadual Miguel Rossetto enalteceu o trabalho das cooperativas, destacando que o sistema cooperativo desenvolve a sociedade por meio de economia e práticas sustentáveis. “Uma cooperativa distribui melhor a renda e influencia positivamente todos os envolvidos. Contem comigo para avançar em novas políticas públicas”, finalizou
Legenda: (Da direita para a esquerda) o Diretor Executivo da FecoAgro, Sergio Luis Feltraco; o Senador Luis Heinze; o Superintendente da Ocergs, Mario de Conto; a Agente Territorial do MDA/RS, Cristiane Tonezer; o Presidente da Ocergs, Darci Hartmann; o Presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Piccinini; o Presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto Freitas; o Deputado Estadual Miguel Rossetto; e o Superintendente do MAPA, João Cleber de Souza; (agachados) o Presidente da FecoVinho, Hélio Marchioro; o Deputado Federal Elvino Bohn Gass; o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Dália, Pasqual Bertoldi; e o Presidente da Cooperativa Nova Aliança, Sidimar Fleck.
Foto: Kástenes Roberto Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes R. Casali