03/06/2020

Dália Alimentos de mãos dada com o meio ambiente

Dália Alimentos de mãos dada com o meio ambiente

 

Cooperativa desenvolve ações e projetos para a preservação ambiental

 

Estamos na Semana do Meio Ambiente e a Cooperativa Dália Alimentos, ambientalmente correta, realiza anualmente ações específicas envolvendo funcionários e comunidade no Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 5 de junho de 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante conferência em Estocolmo, na Suécia. Neste ano, face à pandemia do Coronavírus, a ação pontual da Dália foi cancelada, contudo, o trabalho desenvolvido durante todo o ano em prol do meio ambiente permanece sendo executado ativamente.

A química industrial e supervisora de Laboratórios Matriz, Graziela C.C. Botega, cita três exemplos de ações promovidas pela Dália. O primeiro refere-se à Logística Reversa de Embalagens, projeto do qual a cooperativa participa desde 2015 em nível nacional. O valor pago ao projeto, calculado pela quantidade e pelo peso das embalagens dispostas no mercado, custeia as ações de melhorias e de conscientização da população em reciclar, adequar as empresas recicladoras, capacitar catadores de cooperativas recicladoras etc.

O segundo consiste na Gestão de Resíduos Sólidos com a destinação adequada e correta de todos os resíduos gerados pelas indústrias. Em 2019 a Dália destinou à reciclagem 556 toneladas de materiais como plástico, papel e papelão.

Ainda neste ano, a Dália Alimentos recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado de Uso de Energia Limpa e Renovável da Empresa Mercatto Energia, especializada na comercialização e gestão de energia. A certificação visa reconhecer empresas que utilizam em suas atividades energia limpa gerada a partir de fontes renováveis. Por meio dessa prática, a Dália Alimentos contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). No período de janeiro a dezembro de 2019, as emissões desses gases foram reduzidas em 2.966,67 toneladas de Gás Carbônico (CO2).

A engenheira ambiental, Andrieta Anater Werner, relata o plantio de 1.788 mudas nativas nas unidades industriais e nas granjas da Dália Alimentos nos meses de maio e junho de 2019. O principal objetivo foi a manutenção ambiental, além de atender às exigências da legislação para os licenciamentos ambientais.

Outro item ressaltado são as Bombas de Alta Pressão e Baixa Vazão para Higienização das Granjas, indispensável para a limpeza após o carregamento de cada lote de suíno, retirando ou diminuindo a fonte de contaminação que venha a prejudicar a saúde dos animais. Para que a lavagem das construções seja adequada e sem grande desperdício de água, orienta-se a utilização de equipamento de alta pressão e de baixa vazão de água, pois a pressão auxiliará na remoção das sujidades e a água será utilizada de forma consciente.

A Cooperativa Dália Alimentos também é assídua à legislação, possuindo em dia e em todas as plantas fabris e nas granjas próprias o Licenciamento Ambiental. Orienta-se, ainda, que todos os associados possuam as Licenças Ambientais de Operação para funcionamento das granjas suinícolas. Essa é a premissa para o bom funcionamento das indústrias, das granjas, do alojamento e manejo dos animais.

Legenda: Vista do Parque Dália, em Encantado

Foto: Rudimar Piccinini/Divulgação

 

Legenda: Embalagens Tetra Pak prensadas na unidade de Arroio do Meio e encaminhadas à reciclagem

Legenda: Central de Resíduos no frigorífico de suínos em Encantado

Fotos: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa