22/12/2022

Escola do Leite está disponível em plataforma digital

O projeto itinerante que antes visitava as propriedades rurais desde o mês de novembro de 2022 está disponível de forma remota

 

Na edição do mês de fevereiro do ano passado, o jornal Dália em Notícias divulgou que a Escola do Leite estava migrando para a plataforma digital. Ao longo do ano, a Cooperativa Dália Alimentos, junto com o Colégio Teutônia, produziu 15 módulos na plataforma Escola do Conhecimento e, desde o mês de novembro do ano passado, as aulas estão disponíveis para os associados.

 

“A atividade leiteira é muito dinâmica e exige conhecimentos específicos em agricultura, pecuária e gestão. Os sistemas de produção também variam, fazendo com que a necessidade de cada produtor seja bastante específica e é por isso que a Escola do Leite aborda diferentes temas da produção leiteira que são úteis para qualquer sistema de produção”, afirma o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Fernando Oliveira de Araújo.

 

Conforme o gerente, transferir conhecimento e tecnologia para os associados é a missão deste projeto que, agora na versão on-line, consegue ter mais alcance no quadro social. “O produtor pode escolher os horários que se encaixam em sua rotina, assistir quantas vezes for necessário a cada vídeo-aula e, tirar dúvidas com os instrutores através da plataforma”.

 

Araújo ainda explica que todo o conhecimentos adquirido na Escola do Leite poderá ser aplicado no dia-a-dia das propriedades, melhorando a rentabilidade e a qualidade do leite fornecido para as indústrias da cooperativa.

 

 

Acesso

 

“Todos os produtores de leite terão acesso ao curso. Isso será de forma escalonada com turmas de 300 produtores, sendo que cada grupo tem duração de 60 dias para concluir as aulas”, explica o supervisor do setor gado leiteiro, Yago Machado da Rosa. Para ele, esse formato permite que todos os produtores tenham acesso em um espaço reduzido de tempo, mas suficiente para realizar os módulos, assistindo as aulas conforme a disponibilidade de tempo de cada associado. A segunda turma iniciou no dia 1ª janeiro e tem até março para concluir as aulas.

 

Como funciona?  

 

O supervisor informa que é enviado um link para o produtor acessar a plataforma e ele efetua seu login por meio de seus dados pessoais.  “Via aplicativo, o produtor tem diversas informações referente ao acesso à escola, mas em caso de qualquer dúvida, o associado pode entrar em contato com o técnico de sua região”.

 

Ele também relata que a plataforma Escola do Conhecimento servirá para disponibilizar cursos específicos de cada setor aos associados e funcionários.

 

Curso

 

Segundo Rosa, o produtor que possui o acesso tem um tempo limite para assistir as aulas e realizar as atividades. “A Escola do Leite possui 15 módulos, a maior parte deles com aulas práticas, teóricas, exercícios e material para download.

 

Ao todo, são 14 horas de curso, divididos em 15 módulos de 15 a 45 minutos cada. “Caso o produtor não consiga completar todos os módulos dentro do prazo de sua turma, ele deverá aguardar a próxima vez para continuar o curso”.

 

 

Importância

 

O supervisor ressalta que o projeto Escola do Leite, desde seu início, tem um papel fundamental na capacitação dos associados, divulgando informações técnicas e melhorando a eficiência das propriedades. “O projeto contribui para o desempenho de nossa assistência técnica. Além disso, a interação da família na Escola do Leite é essencial para engajar os jovens e incentivar a permanência nas propriedades”.

 

Rosa relata que as aulas gravadas podem ser assistidas com a família reunida, gerando discussões técnicas e contribuindo com todos os integrantes da família. “A estrutura do curso foi pensada para que o produtor possa assistir as aulas em uma sequência lógica e todos os módulos são apresentados com temas importantes e rotineiros na propriedade”.

 

Com a digitalização das aulas a expectativa é de atingir todos os produtores, possibilitando que todos, em todas as regiões, recebam a qualificação e adquiram conhecimento.

 

Da teoria à prática

 

São apresentados 15 módulos com assuntos distintos. Dentro dos módulos técnicos existem exercícios que são obrigatórios para que o módulo seja concluído. As perguntas são relacionadas aos vídeos teóricos e práticos. Só depois de assistir as aulas e realizar a atividade é que o produtor poderá passar para o próximo módulo.

 

Módulos da Escola do Leite:

Cooperativismo Sr. Gilberto Piccinini
Gestão Empresarial Sr. Carlos Alberto Figueiredo de Freiras
Gestão e planejamento de propriedades rurais Téc. Júlio de Sordi
Manejo e conservação de solos Agron. Letícia Piccinini
Manejo e conservação de pastagens Agron. Letícia Piccnini
Produção de alimentos volumosos Téc. Roni Roese
Manejo nutricional de vacas leiteiras Téc. Dirceu Fronchetti
Conforto e bem estar animal Téc. Paulo Roman
Melhoramento Genético Zootec. Yago Machado
Criação de terneiras e novilhas Zootec. Yago Machado
Sanidade de bovinos leiteiros Med. Vet. Luciano Redu
Controle de mastites Med. Vet. Eduardo Caminha
Qualidade do leite e manejo de ordenha Téc. Cleiton Gass
Reprodução de vacas leiteiras Med. Vet. Luciano Redu
Mapeamento da propriedade rural Colégio Teutônia

 

 

O supervisor informa que o projeto Escola do Leite foi totalmente digitalizado em parceria com o Colégio Teutônia, onde foram gravadas as aulas, com os conteúdos que antes eram ministrados nas propriedades dos associados. “As aulas teóricas foram gravadas nas dependências do Colégio Teutônia com toda estrutura de som e imagem para que pudéssemos entregar um material de qualidade. Já as aulas práticas foram gravadas em propriedade referência no assunto na determinada aula, para assim, os produtores poderem compartilhar as suas experiências”, informa, concluindo que “todos os instrutores dos módulos técnicos são integrantes da nossa equipe do setor gado leiteiro e já conhecidos pelos produtores”.

 

Além deles, os Presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, abordam respectivamente os módulos de abertura sobre cooperativismo e gestão empresarial.

 

Antes

 

O projeto surgiu em 2014 com uma unidade de treinamento móvel, que frequentava as propriedades rurais dos associados da Dália, reunindo-os em grupos de até 50 pessoas. Na época, a equipe técnica ministrava 10 módulos em cada edição.

 

Legenda: Escola do Leite disponível em plataforma digital desde o mês de novembro do ano passado

Fotos: Créditos/Karoline Jaquetti

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa