03/07/2025

Dália celebra 78 anos com programação diversificada

Data de aniversário conta com eleição do Conselho de Administração, entrega do Troféu Dália e lançamento do Programa Dália, Mulheres que Conquistam

 

A celebração relativa aos 78 anos da Cooperativa Dália Alimentos ocorreu no dia 14 de junho, véspera da data oficial de fundação, 15 de junho. A programação iniciou pela manhã com a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na Sociedade Cultural, Recreativa e Esportiva da Cosuel (Screc). O evento reuniu os 68 delegados que representaram as 2,1 mil famílias associadas e teve como pauta principal a eleição do novo Conselho de Administração. Na ocasião foi apresentado o Programa Dália, Mulheres que Conquistam, além da entrega do Troféu Dália a três personalidades e, para finalizar, todos foram convidados a prestigiar a Suinofest 2025.

Na abertura, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini cumprimentou a todos e informou sobre a entrega do livro Suinocultura no Brasil, evolução de memória familiar, autografado por Werner Meincke, autor em parceria com seu irmão Silvio Meincke. Após a leitura do Edital de Convocação pelo Vice-presidente Pasqual Bertoldi, a Comissão Eleitoral conduziu e supervisionou o processo de eleição, como também proclamou a posse do Conselho de Administração para a gestão 2025/2029 e tratou de outros temas de caráter não deliberativo.

Com chapa única, foram eleitos e empossados: Gilberto Antônio Piccinini, Pasqual Bertoldi, Edmar Pedro Rovadoschi, Jacir Francisco Zanuzzo, Marcelo Luis Zampeze, Marcelo Muller, Mario Wegner, Rodrigo Schmitz e Valmor Antônio Pappen.

Desde 1996 na liderança
Reeleito, Gilberto Antônio Piccinini permanece na presidência do Conselho de Administração da Cooperativa, cargo que ocupa desde 1996, agora reconduzindo para gestão no ciclo 2025/2029. “É uma imensa alegria e, sobretudo, uma honra representar esta cooperativa junto a este qualificado grupo de conselheiros eleitos”, destacou Piccinini.

“Uma vez conselheiro, sempre conselheiro”
Durante seu discurso de posse, Piccinini fez um agradecimento especial aos conselheiros que encerraram seu ciclo na gestão, destacando a importância da contribuição de cada um no processo de sucessão. “Registro minha profunda gratidão aos conselheiros de administração Belquer Ubirajara da Silva Lopes, Silvano Berté e Gilmar Antônio Alba, que conduziram com excelência essa transição, preparando e apoiando os novos líderes que hoje assumem. Continuam sendo lideranças fundamentais. Sabemos que, uma vez conselheiros, sempre conselheiros”, ressaltou o presidente.

Dália, Mulheres que conquistam
Reafirmando seu compromisso com a valorização das mulheres no meio cooperativista, a Dália lançou oficialmente o programa Dália, Mulheres que conquistam, que tem como objetivo ampliar a participação feminina no quadro social e nas atividades da cooperativa.

Para simbolizar este movimento, três mulheres formalizaram sua associação durante o evento: Ivete Canei Zanuzzo, da Região Serra Planalto; Liege Schweikart, da Região Vale do Rio Pardo; e Lídia Pappen, da Região Vale do Taquari Oeste.

A iniciativa também dialoga com a realidade social brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 49,1% dos lares brasileiros já eram chefiados por mulheres. Esse contexto reforça a importância de estimular, apoiar e promover o empreendedorismo e a atuação feminina no meio rural e no cooperativismo.

Senador prestigia Assembleia
O senador Luis Carlos Heinze participou da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Dália Alimentos, onde elogiou o modelo de votação e apuração dos votos na eleição do novo Conselho de Administração. “Estar presente numa assembleia com este nível de transparência e democracia, promovida pela Dália junto a Direção e os seus representantes delegados, foi um grande privilégio”, afirmou.
Heinze destacou ainda sua longa relação com os presidentes da cooperativa. “Conhecemo-nos há décadas, pude acompanhar o crescimento da Dália Alimentos desde os anos 1990. A cooperativa possui uma gestão sólida e, com certeza, continuará a se desenvolver.”

O senador, engenheiro agrónomo de formação, aproveitou a ocasião para defender a criação de políticas públicas mais eficazes por parte do Governo Federal, especialmente voltadas às agroindústrias gaúchas, que enfrentaram os impactos de sucessivas catástrofes climáticas.

Entrega do Troféu Dália
Em reconhecimento à trajetória, dedicação e contribuição dos conselheiros que encerraram seus mandatos, o Presidente do Conselho, Gilberto Piccinini, acompanhado do Vice-Presidente, Pasqual Bertoldi, realizou a entrega do Troféu Dália aos líderes Gilmar Antônio Alba, Silvano Berté e Belquer Ubirajara da Silva Lopes. A homenagem simboliza gratidão e respeito pelos anos de comprometimento com a história e o desenvolvimento da cooperativa.

 

Análise de mercado
Durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), pela primeira vez, o Vice-Presidente Executivo, Igor Estevan Weingartner, conduziu a apresentação sobre as perspectivas para os mercados de carnes e lácteos. “De acordo com os indicadores divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), especialmente sobre as exportações de carne suína e de frango, vivemos um momento extremamente favorável, com destaque para o mercado de suínos”, avaliou Igor.

O gestor explicou que esse cenário positivo decorre do equilíbrio entre oferta e a demanda, impulsionado, sobretudo, pelo aquecimento do mercado internacional, favorecido pelas novas habilitações de países importadores. “O setor mantém uma produção estável, com sucessivos recordes de exportação, o que reduz a disponibilidade no mercado interno, sustentando preços em patamares adequados. Paralelamente, os custos de produção, principalmente os relacionados ao custo do milho e do farelo de soja, estão estáveis, com tendência de queda no segundo semestre”, analisou Weingartner.

Perspectivas e estratégias da Dália
Igor Weingartner também lembrou que a crise enfrentada pelo setor de proteína animal entre 2021 e 2023 foi, essencialmente, uma crise de custos de produção. “Com a redução nos preços do milho e do farelo, que retornaram aos níveis históricos, na faixa dos R$ 70 a saca de milho e R$ 1.800,00 a tonelada do farelo de soja, o nosso negócio volta a operar com margens positivas. Isso explica, em grande parte, o excelente momento atual.”

Segundo ele, outros fatores também contribuem para este cenário otimista, como o reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação e a elevação da demanda global, especialmente após a retração das exportações europeias no ano anterior. “Além disso, observamos um aumento no consumo de carnes de frango e suína, impulsionado pela escalada dos preços da carne bovina, o que também favorece o setor.”

O vice-presidente executivo acrescentou que o mercado avícola se mantém igualmente equilibrado, sustentado pela estabilidade na produção. “As exportações de carne de frango, no acumulado de janeiro a abril, cresceram cerca de 9,5% em comparação a 2024. No entanto, em maio, houve uma retração de 17,67% em relação ao mesmo período de 2024, reflexo dos focos de influenza aviária. Ainda assim, a oferta no mercado interno permanece restrita, garantindo a sustentação dos preços em patamares elevados. A projeção é de que, até 2030, o consumo de carne de frango ultrapasse o de carne suína, principalmente por ser mais barata.

Ao comentar sobre a gripe aviária, Weingartner alertou que, apesar do cenário promissor, qualquer foco de enfermidade representa um risco expressivo para a cadeia produtiva. “Sanidade é a palavra-chave para o setor de proteína animal. Um único foco em granja comercial pode comprometer toda a rentabilidade e estabilidade da cadeia produtiva.”

No segmento de lácteos, o dirigente destacou a elevada volatilidade do mercado, o que dificulta a construção de cenários de longo prazo. “Este ano apresenta um comportamento atípico. Mesmo em plena entressafra, estamos encontrando dificuldades para repassar os custos ao mercado, pois o Brasil está produzindo mais leite em relação ao ano de 2024, além das importações de leite em pó de países vizinhos. Frente a isso, a Dália adotou um posicionamento estratégico importante, diversificando a produção entre leite UHT, leite em pó e queijos, buscando equilibrar a oferta e mitigar os impactos da dificuldade no repasse de preços ao consumidor.”

Conheça os novos Conselheiros
Edmar Pedro Rovadoschi (53) é natural de Ilópolis e associado da Dália Alimentos desde 1999, na atividade de suinocultura. Esta, porém, não é sua primeira experiência em cargo de liderança, pois, na gestão 2021/2024, exerceu a função de prefeito de Ilópolis.

Natural de Guaporé, Marcelo Luis Zampeze trilha o mesmo caminho do pai, Ademar Luis Zampeze, que também atuou como Conselheiro de Administração na gestão 2005/2009. Marcelo é associado da cooperativa desde 2016, na atividade leiteira, e, em sua trajetória, já exerceu o cargo de suplente no Conselho Fiscal.

Além de Marcelo, o Sr. Mário Luis Wegner, natural de Paraíso do Sul, também se dedica à produção leiteira. Associado à Dália desde 2011, assim como Edmar e Marcelo, assume pela primeira vez uma cadeira no Conselho de Administração.

 

Legendas: Dália celebra 78 anos em Assembleia Geral Ordinária com a presença do Senador Heinze, homenagem a três Conselheiros de Administração e programa para valorizar as mulheres associadas da cooperativa

Fotos: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa