12/02/2020
Dália inicia atividades no Complexo Avícola
Dália inicia atividades no Complexo Avícola
Cento e oitenta pessoas fazem parte do quadro de funcionários da unidade que até o final de 2020 deverá chegar aos 350 empregados
O primeiro abate no Complexo Avícola da Dália Alimentos, em Arroio do Meio, será no dia 17 de fevereiro, próxima segunda-feira. A unidade, inaugurada em dezembro e que recebeu investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, está concluída e pequenos ajustes estão sendo realizados, sendo que estes abates iniciais serão realizados no formato de teste.
Os primeiros funcionários, totalizando 121 profissionais, foram contratados e iniciaram as atividades nesta semana. Os demais, que juntos a estes somam 180 empregados, já ocupavam funções desde a concepção, estruturação, andamento e conclusão do projeto. Inicialmente, para preparar e condicionar a indústria, foram efetivados profissionais para cargos de supervisão e encarregados de setores, Serviço de Inspeção Federal (SIF), operadores de máquinas e caldeiras, limpeza e manutenção.
A equipe que está desde o início do programa é composta pelo gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, pelos supervisores Industriais, Daniel Kummer e Leandro Staggemeier; pela supervisora da Qualidade, Simone Wollmuth; pelo supervisor de Compras/Obras, Rui Rahmeier; pelo supervisor de Manutenção, William Tuchtenhagen; pelo supervisor da Fábrica de Farinhas, Jorge Rahmeier e pelo encarregado da Sala de Máquinas, Darço José Dutra. Se juntou ao time mais recentemente o auxiliar administrativo, Diego Luis Zin, o encarregado do Almoxarifado, Marcelo Dente e encarregado do Setor Compras, Júlio César Moretto.
Quanto ao abate, a previsão para a próxima semana, de 17 a 21 de fevereiro, é de 11 mil frangos/dia. O Complexo Avícola possui área de 18 mil metros quadrados, está dividido nos setores recepção, sangria, escaldagem, evisceração, pré-resfriamento, cortes, produção de Carne Mecanicamente Separada (CMS), produtos temperados, embalagem primária e embalagem secundária, congelamento e resfriamento, estocagem e expedição. O maquinário e os equipamentos instalados na unidade possuem alta tecnologia empregada, sendo 23 máquinas de grande porte e, destas, diversas importadas de outros países, principalmente da Holanda.
Capacidade chegará aos 165 mil frangos/dia
A unidade frigorífica tem capacidade para abater sete mil frangos/hora, equivalentes a 55 mil frangos/turno. Futuramente estão previstos outros dois turnos, expandindo a produção para 110 mil frangos/dia e, posteriormente, 165 mil frangos/dia. Além do frigorífico, compõe o complexo a Fábrica de Farinhas de Origem Animal e a Fábrica de Rações, também em Arroio do Meio, além do Incubatório, em fase de final de construção no município de Mato Leitão.
O Complexo Avícola é uma das etapas do Programa Frango de Corte estruturado pela Cooperativa Dália Alimentos para viabilizar toda a cadeia produtiva avícola. O gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, explica que a obra está concluída e o primeiro abate segue um misto de ansiedade, alegria e emoção. “Já realizamos vários testes ao longo dos últimos meses e vamos iniciar com um abate menor, para verificar o funcionamento de todas as linhas do processo, além de capacitar os funcionários para uma eficaz produtividade”.
Legenda: Funcionários iniciam trabalhos no Complexo Avícola que terá primeiro abate no dia 17 de fevereiro
Legenda: Sala de cortes com equipamentos inovadores e modernos, um dos setores da planta frigorífica
Fotos: Carina Marques
Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques | MTB/RS 18.472