08/08/2023
Proximidade e diálogo marcam Reunião com associados
Dália reuniu 50 associados em Boqueirão do Leão
Cerca de 50 associados estiveram na reunião realizada pela Cooperativa Dália Alimentos no dia 18 de julho na Associação Cultural e Recreativa São José da Vila Serafim Schmidt em Boqueirão do Leão.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, apresentou a forma de gestão da cooperativa, cuja autoridade máxima é a Assembleia Geral dos Associados. “Além disso, para as decisões do dia a dia trabalhamos com um Grupo de Gestão e Governança formado pelo Conselho de Administração junto com o Presidente Executivo, e nos reunimos a cada 14 dias”.
Piccinini também reforçou a missão da Dália, que busca promover o desenvolvimento econômico e social dos associados, funcionários e da comunidade. “Primeiro, nos empenhamos na parte econômica para viabilizar a área social e realizarmos ações para instituições que impactam a comunidade e a qualidade de vida”.
Ele também reforçou a responsabilidade do conselho fiscal, que é atuante e formado por seis representantes que fazem parte do quadro social. “Diferente de muitas empresas, o conselho fiscal da Dália tem total autonomia para fiscalizar tudo o que acontece na cooperativa e até intervir se for necessário”.
Mercado
Além disso, o presidente do conselho falou sobre as mudanças do mercado nos últimos anos. “Nos anos de 2019 e 2020 tivemos recorde no faturamento, mas infelizmente, nos últimos três anos, o setor agroindustrial vem sendo impactado com a alta dos juros, sobrecarga de impostos e desvalorização no preço do produto final, tanto de aves como suínos”.
No entanto, a direção da cooperativa decidiu reduzir o abate no ano de 2022 no frigorífico de suínos e no Complexo Industrial Avícola. “Diminuímos o abate nos dois setores para conter as perdas e, consequentemente, os principais gargalos que tem impactado o segmento agropecuário”.
Ainda em relação ao mercado, Piccinini falou sobre o recente aumento de importação de leite de países vizinhos neste ano. “Houve um aumento na importação de leite em pó e isso tem dificultado o setor leiteiro, porque ocasionou a baixa dos preços em uma época de entressafra, que, tradicionalmente, agrega valor”.
Projetos
O gestor enfatizou a importância de os associados produtores de leite assistirem os módulos da plataforma Escola do Conhecimento, onde estão disponíveis 15 módulos da Escola do Leite. “Esse novo formato da Escola do Leite é virtual e não tem custo algum para o associado e, por isso, reforço a importância de assistir os módulos para preparar a propriedade e aumentar a produção de forma gradativa para o futuro”.
Por fim, o presidente do conselho falou sobre a importância de aproximar os jovens da cooperativa, o que está ocorrendo por meio das visitas dos filhos de associados aos parques industriais da Dália. “Estamos desde o início do mês de julho recebendo jovens de diversas regiões, para aproximá-los ao dia a dia da Dália e fomentá-los a seguir com a produção dos pais em suas propriedades”.
Diálogo e segurança nas informações
Produtor de leite, associado há 9 anos e eleito delegado pela segunda vez, Ismael Antônio Foletto, destaca a transparência e a importância da aproximação entre a Dália e os associados. “São nesses momentos que conseguimos dialogar com o presidente do conselho, ter esclarecimentos sobre diversos temas, inclusive quanto ao preço pago pelo litro de leite ao produtor. Hoje consegui sanar minhas dúvidas e ter mais segurança em relação à maneira como a Dália conduz o negócio”.
Outro delegado que reforça a importância dessa aproximação e acesso às informações da empresa é Sandro Luis Costa, beneficiado com a sucessão familiar na propriedade há 10 anos, ressaltando que essas reuniões poderiam ocorrer mais vezes. “Acompanhamos as oscilações do mercado e vejo que esse momento onde conversamos com o Sr. Gilberto Piccinini é muito oportuno, pois mostra a solidez dessa gestão comprometida, uma fonte oficial e confiável, não dependendo somente da mídia ou até mesmo de boatos infundados sobre a situação da cooperativa. Acredito que esses encontros poderiam ocorrer mais vezes ao longo do ano”.
Discussão
Ao final da reunião, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Boqueirão do Leão, Arnildo Dapont, também falou sobre o aumento de importação de leite e que isso impacta diretamente no preço pago ao produtor. “Precisamos da mobilização de todos para a solução desse problema. Mas reforço a importância de os produtores estarem juntos nessa luta e não somente as entidades, sindicatos e câmara de vereadores dos municípios, para termos mais força nesse pleito”.
O Assessor Parlamentar, Paulo Joel Ferreira, representando o Deputado Federal Alceu Moreira, enfatizou a valorização do produtor rural, citando a necessidade do poder público encontrar soluções, principalmente no setor leiteiro. “Podem contar com o nosso apoio e também do Deputado Federal Alceu Moreira, pois estamos juntos nessa”.
Legenda: O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, falou sobre as mudanças do mercado nos últimos anos
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos