08/08/2023
Livre de tuberculose e brucelose bovina
Primeira propriedade a receber a certificação no município de Mato Leitão é de produtor da Dália
Na comunidade Vila Sampaio no município de Mato Leitão, a família associada à Cooperativa Dália Alimentos há 35 anos alcançou a certificação de propriedade livre de tuberculose e brucelose bovina no início do mês de julho.
A propriedade é da família de César Augusto Heisler (57) que faz parte do Programa Leite Saudável da Dália e teve o certificado emitido por meio do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), após dois testes negativos consecutivos para as doenças, com exames realizados pelo médico veterinário do município seguido por uma inspetoria veterinária de Venâncio Aires.
Essa certificação é a primeira em Mato Leitão, que no mês de março completou 31 anos de emancipação. “É um título expressivo que garante um extra na venda do leite e também na venda de animais. De uma maneira geral, valoriza muito a propriedade, porém, o certificado terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação mediante novos testes”, afirma médico veterinário de Mato Leitão, Jones Daniel Bonh.
Atualmente a família trabalha com 68 animais, 27 dos quais em lactação e assim, produzem em média 810 litros de leite/dia. “Ficamos muito felizes em receber essa certificação que representa mais que um documento, pois mostra que, de fato, estamos no caminho certo. Estar livre de brucelose e tuberculose representa a sanidade do rebanho, resultado de diversos cuidados em relação à higiene do ambiente e à nutrição correta”, afirma Heisler.
Toda família ajuda
César Augusto é delegado da cooperativa desde sua associação à Dália e destaca que toda a família ajuda na propriedade. “Esse trabalho é o resultado do empenho de todos aqui: minha esposa Marcia (50), Guilherme (30) que é o filho mais velho e é engenheiro agrônomo, que mesmo trabalhando fora contribui na parte técnica, e do caçula, Lucas Heisler (17) que trabalha no contraturno da escola”.
Legenda: César Augusto Heisler recebeu o certificado por meio do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tubercoluse Animal (PNCEBT)
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos