10/11/2022

Dália presente na Europa

A cooperativa é uma das 125 empresas brasileiras presentes na SIAL Paris 2022

A Cooperativa Dália Alimentos marcou presença na SIAL Paris, pela 8ª vez. A Feira, que ocorre a cada dois anos, é considerada a maior no segmento alimentos e bebidas da Europa e um dos principais em nível mundial. A SIAL ocorreu entre os dias 15 a 19 de outubro e reuniu cerca de 300 mil visitantes.

Conforme o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a maior parte das agroindústrias de proteína animal que participam da SIAL o fazem por meio de stands com funcionários da área comercial, estruturados para receber atuais e futuros clientes. “Essa aproximação fortalece a rede de relacionamentos e contatos. Assim, são realizadas vendas no local como também são encaminhados negócios para serem concluídos pós-feira”, salienta.

O presidente executivo explica que a participação na feira motiva as empresas exportadoras a estarem presentes, uma vez que a ocasião permite estabelecer relacionamento comercial com vistas à exportação de seus produtos. “A ausência de uma empresa exportadora nesses eventos pode significar a perda de clientes existentes e, com certeza, ficam zeradas as possibilidades de prospecção de novos compradores.”

“Além disso, trata-se de uma possibilidade ímpar de contatar concorrentes e identificar tendências de mercado, consumo e preços. Em suma, é onde o comércio internacional acontece.”

ABPA e Apex

A Dália foi uma das 23 agroindústrias produtoras e exportadoras que a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPS) junto com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex Brasil) levaram para a França. “ABPA e Apex são entidades focadas em exportação. A ABPA atua como locomotiva que organiza e estimula a participação de suas associadas em feiras internacionais. Já a Apex é um braço do governo federal que auxilia as empresas brasileiras interessadas em exportar seus produtores. Por isso, ambas são fundamentais para o crescimento do comércio internacional de nosso país”, afirma Freitas.

Uma das maiores

“É uma das maiores feiras do segmento alimentício do mundo. É inacreditável a quantidade de stands e pessoas que circulam nos cinco dias de funcionamento”, afirma o gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Estevan Weingartner.

Segundo o gerente, a Europa concentra muitos escritórios tradicionais de comércio exterior, os quais comercializam carnes para todo o continente asiático e africano. “É um momento importante para estar próximo desses clientes e mostrar a força que a Dália tem.”

“É o momento de gerar mais econômica e se faz eficiente para fortalecer as relações comerciais já existentes, a fim de se aproximar de outros potenciais clientes do mundo.”

“Lugar e hora certa”

Weingartner ressalta que receberam centenas de pessoas no stand,  interessados em entender quais os produtos que a Dália trabalha. “A procura por nossos produtos e preços, só ratifica que nossa presença na SIAL é estar no lugar e na hora certa para quem quer atuar no mercado exterior.”

“Há muito trabalho ainda”

“Depois que retornamos da feira nos dedicamos à pesquisar as melhores opções, encontrar clientes que realmente sejam bons parceiros.  Estar na SIAL é uma parte do projeto, pois há muito trabalho ainda.”

SIAL não esconde tensão na Europa

Weingartner relata ainda que nessa viagem foi possível perceber o clima de tensão do continente europeu. “O que nos chamou a atenção foi o momento que a Europa vive. São greves, falta de combustível nos postos, muita queixa por parte da população sobre preços de energia, auxílios financeiros e a inflação. Tudo isso, sem falar da quantidade de pessoas vivendo nas ruas ao redor das estações de trem e praças.”

O gerente ainda revela que a França, em especial, vive um momento complicado com a entrada massiva de imigrantes ilegais no país. “Porém, conversando com outras pessoas que estiveram em outros países antes do evento, o cenário descrito por eles parece ser o mesmo, ainda mais diante de uma guerra, que pode trazer muito desiquilíbrio na economia mundial”, analisa.

 

Legenda: Gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Estevan Weingartner e a supervisora de exportação, Silvana Todeschini Gomes, representaram a Dália em Paris

 

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa