26/12/2024
Destemidos no Memorial da Assembleia Legislativa
Segunda edição do livro que retrata o cooperativismo e a história da Dália contou com quatro lançamentos encerrando na capital Porto Alegre
Univates, Unisc, Ucs e Memorial da Assembleia Legislativa no dia 11/11 foram os locais escolhidos para o lançamento da segunda edição do Livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”. Esta edição, que complementa a trajetória da Cooperativa Dália Alimentos até o ano de 2024, foi realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Durante a programação, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, expressou seu agradecimento pela oportunidade de apresentar o livro Destemidos no Memorial da Assembleia Legislativa. “Este é o quarto evento de lançamento desta obra. É uma grande oportunidade de realizamos este evento em um espaço público junto com deputados estaduais, o que muito nos alegra por trazer a publicação em espaço que promovem a reflexão. Aliás, são estas ocasiões que permitem refletir sobre a importância do cooperativismo no desenvolvimento do estado do RS”, destacou Piccinini ao mencionar que também é um importante momento literário.
Ele explanou que esta é a quarta geração envolvida com as atividades da Dália. “Trata-se de um grande projeto cooperativo que superou as crises do passado e tem superado os desafios climáticos do presente. São milhares de famílias envolvidas direta e indiretamente, norteadas pelos valores cooperativistas incutidos em cada associado e colaborador”.
No entanto, foram estes valores e a missão da Cooperativa que precisou ser revista na década de 1990, quando a Dália passou por uma refundação. “O livro descreve muito bem esta fase de transformação. Foi quando buscamos qualificação e profissionalização tanto do quadro social quanto dos colaboradores”.
O presidente do conselho reforçou que a missão da cooperativa é promover o desenvolvimento econômico e social dos associados, colaboradores e comunidade onde a cooperativa atua. “Sabemos da importância de gerar riqueza e emprego, por isso, buscamos primeiro o viés econômico para viabilizar o social. Isso se aplica ao Programa Criança Dália, por meio do qual vários projetos sociais são realizados. Prova disso é que, há quase uma década, a Dália apoia a causa do combate ao câncer infanto juvenil, sendo parceira do Instituto do Câncer Infantil (ICI) e contribui para a recuperação das crianças”.
Comprometimento e cooperação
O Vice-Presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, destacou a sólida gestão da Cooperativa e se emocionou ao relembrar as severas catástrofes climáticas que atingiram a região do Vale do Taquari. “Nossa região foi uma das mais afetadas pelas intensas chuvas. No entanto, assim como a Dália, que enfrentou diversas crises, toda a comunidade demonstrou um notável comprometimento e cooperação diante dessa adversidade, em especial, o trabalho dos associados e colaboradores, aliado a um replanejamento estratégico da direção, evidenciou nossa força e resiliência neste processo de recuperação.”
Bertoldi também ressaltou a importância de documentar os 77 anos da Dália, expressando seu orgulho em fazer parte dessa história. “É uma grande alegria compartilhar a trajetória do sistema cooperativo e da Dália, especialmente por ser filho de sócios fundadores”, afirmou Pasqual, enfatizando a influência de seus pais na cultura empreendedora e cooperativista e a continuidade desse legado familiar.
Além disso, ele destacou a relevância de uma gestão qualificada para assegurar a longevidade de uma empresa. “Ao longo desses 77 anos, a cooperativa se reinventou constantemente, superando uma gama de adversidades”, observou.
Brunetto ICI
O fundador e Superintendente do ICI, Dr. Algemir Lunardi Brunetto, expressou sua admiração pela história da Dália e pela dedicação ao empreendedorismo social. “Há cerca de duas décadas, a empresa realiza doações de alimentos de qualidade para casas de apoio na luta contra o câncer infanto-juvenil. Desde 2015, a Dália faz parte do projeto Selo da Coragem, por meio do qual uma parte da venda de cada litro de leite Dália é destinada ao ICI”, explica ao evidenciar a importância dessa parceria.
Dr. Brunetto revelou que, após o início dessas contribuições da cooperativa, houve um aumento estimado em 30% na taxa de cura da doença entre as crianças atendidas. “O mais importante é a visão de empreendedorismo social da Cooperativa, que transmite uma mensagem significativa para a sociedade. Além disso, uma pesquisa revelou que 86% dos entrevistados preferem o leite Dália por conta do seu engajamento nessa ação social. É motivo de grande orgulho termos essa parceria e sabermos que estamos concretizando grandes projetos em prol desta nobre causa.”
Força do Cooperativismo
Representando a Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Elton Weber, destacou a importância de registrar a história da Dália. “O sistema cooperativo é, sem dúvida, um dos principais pilares da economia do estado. Em especial, a segunda edição dos Destemidos mostra a força e resiliência da Cooperativa ao longo de seus 77 anos. É uma grande obra que transmite muito conhecimento.”
Provocações
Durante a apresentação, o escritor Charles Tonet destacou os impactos das catástrofes climáticas que atingiram o RS, afetando diversas empresas, incluindo a Dália Alimentos. “A cooperativa demonstrou resiliência ao se recuperar dos prejuízos causados pelas grandes enchentes. Isso reflete o modelo moderno de governança corporativa adotada pela cooperativa, que se posiciona como uma referência nacional no neocooperativismo brasileiro. Ao longo da história, observamos que muitas cooperativas não resistem às grandes crises, mas a Dália se destaca por sua capacidade de adaptação.
Em relação à obra “Destemidos”, Tonet explica que o livro aborda dois eixos principais: a história do neocooperativismo da Dália e o cooperativismo, que teve início em 1844, na Inglaterra.
Ele destacou também que, nesta segunda edição, a obra se propõe a explorar uma nova fase da Dália, com a introdução do sistema de condomínios. “A gestão buscou aumentar a escala de produção e expandir para novos segmentos. Para isso, reuniu seus associados para investir em novas unidades, organizadas em condomínios”, explicou.
Por fim, o escritor menciona que a obra não apenas narra a trajetória da cooperativa, mas também faz provocações importantes sobre o sistema de gestão cooperativista, abordando temas como o modelo de governança, os princípios cooperativistas e as soluções estratégicas adotadas em momentos de crise.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o livro Destemidos – 2ª edição revisada e atualizada – PRONAC 193133, é uma realização da AFFECTO Assessoria e Produção Cultural. A obra conta com o patrocínio da Fasa, Baldo, Bremil, Cargill, Girando Sol, Docile e Diamaju. O financiamento é do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Legenda: Dália lança livro Destemidos no Memorial da Assembleia Legislativa
Foto: Kástenes R Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali