03/02/2023

Funcionários têm acesso à rede social corporativa

Plataforma disponibiliza informações detalhadas como saldo de horas, folha, registros de ponto, extrato de compras supermercado, casa agropecuária e prêmio assiduidade.

Controle, interação e informação. Essas são algumas das funções que a rede social corporativa da Dália Alimentos tem trazido para todos os funcionários desde meados de dezembro de 2022.

Conforme a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca, o objetivo principal da rede social corporativa é o acesso à informação de forma segura, em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD),  e à necessidade de comunicação potencializada durante a pandemia.

A demanda por utilizar uma plataforma, que pode ser acessada pelo computador ou pelo celular, surgiu na busca por potencializar a comunicação e facilitar o fluxo de informações entre a empresa e os funcionários. “Quando trocamos nossa folha de pagamento em 2020, já adquirimos a plataforma Senior X para dar acesso e facilitar o fluxo de informações aos funcionários, como atualização de número de celular/telefone, endereço, visualização de recibo de férias, folha de pagamento e dados de cadastro, todos disponíveis em apenas um local”, afirma a supervisora.

Na plataforma, todos os funcionários também podem acessar e acompanhar informações relacionadas às compras nos supermercados e agropecuárias da empresa. “Eles poderão verificar o saldo do prêmio assiduidade sem ter que se dirigir aos dispositivos existentes nos frigoríficos ou supermercados”. “O principal objetivo da plataforma Senior X é dar acesso às informações relacionadas à empresa ou ao contrato de trabalho, as quais eram disponibilizadas de forma física e, para isso, precisavam de intermediários”.

Além disso, outra demanda identificada pela empresa, a intranet, que permite a publicação de notícias e avisos aos funcionários, também está disponível, no mesmo local.

Acesso

Todos os funcionários desde a admissão na Dalia já possuem um usuário e senha para realizar o acesso à plataforma. O primeiro login deve ser realizado com o próprio CPF@dalia.com.br e a senha é a data de nascimento, em seguida cada usuário cadastra a senha de sua escolha.

Adesão

A divulgação da plataforma ocorreu no mês de dezembro e muitos colaboradores já estão acessando. “Identificamos que os acessos ocorrem de forma gradativa, pois sabemos que este é um processo lento pois há pessoas que têm dificuldade com os meios digitais.  Mas essa convergência para o canal digital é um caminho sem volta, muito em razão da segurança dos dados”.

No entanto, há uma expectativa positiva em relação à adesão dessa nova ferramenta. “Grande parte dos funcionários acessam para consultar as informações do prêmio assiduidade, que é a maior demanda, das compras do supermercado, programas disponibilizados de forma customizada, justamente para facilitar e agilizar o acesso à informação”, ressalta Sandra.

Início

Segundo o supervisor do setor de Tecnologia da Informação (TI) e DPO da empresa, Rodrigo Werner, o interesse pela plataforma surgiu com a necessidade por uma comunicação rápida e eficiente. “No período inicial da pandemia, no ano de 2020, o setor pessoal estava com dificuldades na comunicação e no controle em relação aos afastamentos de funcionários, por causa de sintomas ou resultados positivos de testes da Covid-19”, detalha.

Assim, na época, foi criado um grupo interno para controlar o processo dos cuidados na pandemia. “Havia uma preocupação constante com a questão das contaminações e, nesse período, a Dália estava em fase de implantação da plataforma Senior X, que facilitou a comunicação e a gestão dos recursos humanos”.

Novos meios de comunicação

Essa rede social corporativa é um novo canal de comunicação, uma tecnologia que vai fortalecer e transformar toda a comunicação interna. “Nos murais de comunicação será possível divulgar informações importantes, com inovação e praticidade a todos os colaboradores, simultaneamente”, reforça.

Interação

O DPO destaca que na implantação dessa nova ferramenta foi discutido sobre a importância de haver alguma interação. “Quando planejamos a rede social corporativa precisávamos chamar a atenção das pessoas para que houvesse engajamento. Hoje, no mural ou quadro de aviso, as postagens que podem conter fotos, vídeos e textos, tem a opção de curtir”, pontua.

 

 

Legenda: Funcionários podem acessar no celular ou computador

Fotos: Créditos/Kástenes R. Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Casali

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa