09/12/2022

Iniciativa da Dália evita desperdício de alimentos

Desde o dia 7 de novembro todas as unidades da cooperativa aderiram a iniciativa

 

Desde o dia 7 de novembro todas as unidades da Cooperativa Dália Alimentos que possuem refeitório iniciaram uma campanha para redução de desperdício de comida. Já na primeira semana a redução foi de 50% na matriz em Encantado.

 

“O projeto foi desenvolvido pelo gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, em parceria com a nutricionista da unidade, Stéfanie Simonis Lucca, e agora está em prática em todas as unidades da Dália”, afirma a nutricionista responsável pelo refeitório da matriz, Bethânia Neumann.

 

Bethânia explica que cada comensal que devolver a bandeja sem sobras ganha um botton, que servirá de moeda de troca. “Durante os meses de novembro e dezembro, toda vez que o funcionário devolver seu prato ou bandeja vazio, receberá um botton branco. Quando juntar 10 bottons brancos poderá trocar por um botton dourado e receberá um pequeno agrado: uma sobremesa diferente das que costumam ser servidas nos refeitórios. Ao final da campanha, quem somar 3 bottons dourados também concorrerá a brindes oferecidos pela empresa.

 

Uma conscientização

 

“É mais do que diminuir o desperdício de alimento. É uma conscientização para um novo comportamento e, portanto, a adesão de muitos colegas é importante para nós, pois vejo que por meio de exemplos, se fazem pessoas com quem podemos contar”, afirma o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, durante o sorteio surpresa.

 

“Passava pelas lixeiras à procura de pão”

 

“Meus pais eram separados e, aos 12 anos, perdi minha mãe, por isso durante seis meses morando com minha irmã que também passava por dificuldades, lembro de ir para escola sem nenhuma refeição e acabava passando pelas lixeiras à procura de algum pão seco, alguma cuca mofada ou então, batia de porta em porta, pedindo um prato de comida”, conta o comensal que aderiu a iniciativa, Luan Robinson da Silva dos Santos (28).

 

Após esses seis meses, Luan decidiu ir morar com os avós na sua cidade natal em Progresso, os quais tinham condições melhores e conseguiram dar a estrutura necessária naquele momento. “Eles me deram todo o suporte que eu precisei, por isso hoje, junto com a minha família, somos gratos por não nos faltar nada.”

 

Luan ainda revela que passar por essa realidade fez ele valorizar tudo que conquistou. “Vivo em uma realidade totalmente diferente hoje. De fato, é uma fase de cada vez e é por isso que valorizo cada refeição que recebo aqui na Dália. Acho muito importante que cada colega se conscientize em não desperdiçar nada”, enfatiza.

 

Valorização e generosidade

 

No entanto, mais pessoas que trabalham na unidade conhecem de perto essa realidade. Uma delas é Vanusa Tavares (28), que também faz parte dessa iniciativa e detalha as circunstâncias que seus irmãos se encontram. “Há alguns anos migrei para o Vale do Taquari, mas sou natural de Sobradinho. Lá, tenho três irmãos em situação de rua, que inclusive já se alimentaram de restos das lixeiras.”

 

Para ajudá-los, frequentemente Vanusa congela as sobras e envia para Sobradinho. “Não jogo nada fora, tudo eu congelo para mandar para eles.”

 

Sobre a relevância de não jogar alimento fora, ela relaciona com a generosidade. “Precisamos ser mais generosos, sempre há pessoas que podemos ajudar e é por isso que não desperdiço nada, nem na Dália e nem em casa”, diz.

 

A importância e o sucesso dessa iniciativa levaram à decisão de adotá-la em todos os refeitórios da empresa, a partir de 7 de novembro.

 

Legenda: Funcionários contam experiências de vida e de família

Fotos: Kástenes Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa