04/06/2024

Lançamento dos “Destemidos” reuniu representantes da Dália e acadêmicos

Além de reunir os presidentes e colaboradores da Dália junto com a comunidade acadêmica, o evento na Univates contou com a exposição da obra e autógrafo do escritor

Após a visita às universidades da região da segunda edição do livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, a obra teve seu lançamento na Universidade do Vale do Taquari – Univates no final do mês de abril, onde reuniu representantes da cooperativa e a comunidade acadêmica, encerrando com autógrafo do autor da obra. Os demais eventos que estavam programados na Unisc e UCS foram adiados devido à catástrofe climática no RS.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, explica que o livro remonta não apenas à história da Cooperativa Dália, mas também traça a trajetória do cooperativismo. “É uma obra que conecta a história do movimento cooperativista até a fundação da Dália, hoje considerada uma das grandes cooperativas do Brasil”, comentou Piccinini.

O presidente do conselho de administração elogiou o trabalho dos autores, Charles e Tânia Tonet (in memoriam), pelo resgate histórico da cooperativa. “Estamos satisfeitos com o resultado. Conseguimos encontrar pessoas capazes que, juntas, registraram não apenas o valoroso passado da empresa para as futuras gerações, mas também um audacioso projeto cooperativista que superou dificuldades e destaca a longa jornada dos destemidos em meio às adversidades”, acrescentou.

Por que “Destemidos”?

Ao relacionar a escolha do título do livro, o Presidente Executivo Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, destacou que “Destemidos” refere-se àqueles que não têm medo e que este é o legado e a identidade da cooperativa. “Além dos 387 suinocultores liderados por João Batista Marchese na década de 40, percebemos, ao longo do desenvolvimento da obra com os autores, que todas as pessoas que fazem parte ou já passaram pela cooperativa — sejam associados, colaboradores ou terceirizados — são destemidos. São pessoas corajosas que buscam constantemente por inovações. É por isso que a Dália alcançou o patamar atual, pois essa coragem faz parte de sua identidade”, reforçou Freitas.

Carlos Alberto também enfatizou que o livro, assim como a própria cooperativa, é carregado de emoção. “Assim como outras empresas, a Dália é um organismo vivo, sempre enfrentando altos e baixos, sem momentos de calmaria. Estamos sempre vivendo com emoção, afinal, sem emoção, não há pegada”, concluiu.

Reflexo de Rochdale e a reestruturação

Durante a apresentação, o escritor Charles Tonet explicou que o livro aborda dois eixos principais: a história do neocooperativismo da Dália e o cooperativismo, que começou em 1844 na Inglaterra. “Quando iniciamos as pesquisas, percebemos que não se tratava apenas da história da Dália, mas também incluía o cooperativismo como um todo”, detalhou o autor.

Tonet destacou que o livro faz uma análise crítica do modelo cooperativista, observando que a Dália precisou de uma reformulação nos anos 80. “Acompanhamos as várias fases da empresa, desde sua fundação, diversificação e expansão. Vimos que a história da Dália reflete a trajetória do cooperativismo iniciado em Rochdale. Além disso, notamos que os presidentes perceberam a necessidade de se reestruturar com o modelo neocooperativista, inovando o sistema empreendedor na região”, explicou.

Com o crescimento da Dália, constatamos o projeto inovador dos condomínios leiteiros e avícolas. “Essa seria uma segunda fase do movimento neocooperativista. Assim, surgiu a ideia de fazer uma segunda edição, narrando os acontecimentos até o ano de 2022 por meio de uma literatura empreendedora”, concluiu.

 

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o livro Destemidos – 2ª edição revisada e atualizada – PRONAC 193133, é uma realização da AFFECTO Assessoria e Produção Cultural. A obra conta com o patrocínio da Fasa, Baldo, Bremil, Cargill, Girando Sol, Docile e Diamaju. O financiamento é do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.  

 

Legenda: autor do livro, Charles Tonet, contou como ocorreu o desenvolvimento das pesquisas para a publicação dos “Destemidos”

Foto: Kástenes Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa