16/12/2019
Ministra Tereza Cristina visita condomínio robotizado e elogia arranjo produtivo da Dália Alimentos
Ministra Tereza Cristina visita condomínio robotizado e elogia arranjo produtivo da Dália Alimentos
Ela sugeriu pauta em Brasília com os presidentes da cooperativa e disse que pretende seguir o modelo inovador para o agronegócio no país
O convite foi feito. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, quer que a Cooperativa Dália Alimentos sirva de modelo para inspirar demais projetos no país para a produção associativa. Para isso, ela convidou o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, para irem até a capital federal apresentarem como a Dália estruturou e chegou a este projeto.
Na sexta-feira, dia 13 de dezembro, Tereza Cristina visitou um dos quatro condomínios com ordenha robotizada da Dália Alimentos e elogiou o arranjo produtivo adotado pela cooperativa. Acompanhada do deputado federal Alceu Moreira, do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e demais autoridades e liderança políticas de Brasília, do Estado e da região, ela conheceu o sistema de produção leiteira que utiliza robôs para a realização da ordenha.
Piccinini acompanhou a visita e o supervisor do Setor Gado Leiteiro da Dália Alimentos, Fernando Oliveira de Araujo, explicou o funcionamento do Condomínio Robotizado União do Vale, localizado no interior da cidade de Arroio do Meio. A granja começou a operar em setembro de 2017 e conta com 154 vacas alojadas, sendo 140 em lactação, com produção média de 35,5 litros/leite/vaca/dia e produção de 4,9 mil litros diários.
Atenta a cada detalhe e ao processo de trabalho na granja, ela elogiou a Dália Alimentos pela iniciativa e pelo modelo de arranjo produtivo. “Sabe o que me dá energia para estar no Mapa e trabalhar para o Brasil agro estar cada vez melhor e mais próspero? Ver cooperativas inovando e jovens a frente dos trabalhos no campo. Pude ver tudo isso através de condomínios com tecnologia de ponta e ordenha automatizada. Um modelo que serve de exemplo para todo o país e que ajuda a tornar o setor mais competitivo”.
O presidente do Conselho enalteceu a visita da ministra e ressaltou que o momento é histórico pela presença de Tereza Cristina e pelo o seu interesse em levar o mesmo modelo para todo o país. “Ter uma ministra nos prestigiando é motivo de muito orgulho para todos nós, que fazemos parte da Cooperativa Dália Alimentos. Elogiar e querer seguir o nosso exemplo só nos dá garantias de que estamos seguindo o caminho certo”, disse Piccinini.
Após a visita ao condomínio, a ministra e sua comitiva de Brasília participaram de um almoço no Espaço Dália de Gastronomia, na Matriz da cooperativa, em Encantado, do qual também participou o governador do RS, Eduardo Leite. À tarde, todos prestigiaram a inauguração do Complexo Avícola da Dália Alimentos, em Arroio do Meio.
Saiba mais
A Cooperativa Dália Alimentos possui quatro condomínios com ordenha robotizada. O primeiro a ser inaugurado foi o Condomínio Dei Produtore de Latte Brescia, em Nova Bréscia, no ano de 2015, com produção diária de 5,9 mil litros de leite, média de 38 litros/leite/vaca/dia, sendo 156 animais em lactação de um total 164. O Condomínio Florença, localizado em Roca Sales, está produzindo cerca de cinco mil litros por dia, com média de 34 litros/leite/vaca/dia, sendo um rebanho total de 158 animais e 148 vacas em lactação. O Condomínio Botucaraí, em Candelária, conta com 125 vacas alojadas, destas, 108 em lactação com média de produção de 44 litros/leite/vaca/dia e total de 4,7 mil litros de leite produzidos diariamente.
A cooperativa investiu cerca de R$ 6 milhões em cada granja dotada de tecnologia de ponta, cujo valor foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
A concepção do projeto consiste em juntar pequenos produtores num modelo associativo de produção leiteira, tornando-se único e pioneiro na América Latina. Os condomínios dispõem de alta tecnologia empregada, contando com três robôs da marca DeLaval VMS na realização do trabalho diário de ordenha das vacas.
Legenda: Ministra conheceu granja robotizada junto a outras lideranças federais, estaduais e da região
Legenda: Atenta às explicações, Tereza Cristina elogiou arranjo produtivo da Dália
Legenda: No almoço no Parque Dália, Tereza Cristina, governador Eduardo Leite, presidente do Conselho, Gilberto Antônio Piccinini, vice Pasqual Bertoldi e presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas
Fotos: Carina Marques
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques | MTB/RS 18.472