08/12/2023
Nova máquina de envase de leite em pó
Até o final do mês de outubro o equipamento estará em funcionamento
O início do mês de outubro marcou a última fase para a operação da nova máquina, a GEA RBF-500 Li, para envase de leite em pó, no Complexo Industrial Lácteo da Cooperativa Dália Alimentos em Arroio do Meio.
A compra da máquina ocorreu no ano de 2022, mas chegou na unidade, oriunda da Nova Zelândia, somente em junho deste ano, necessitando de três meses para instalação. “Para iniciar a operação da máquina levamos em consideração algumas etapas, sendo duas fases para instalação, ou seja, o comissionamento e a realização dos testes, que já concluímos. Agora, estamos na fase de treinamento da equipe e, logo após, inicia o funcionamento”, explica o Gerente da Divisão de Produtos Lácteos, Antônio Maria Salazar Leivas.
Para a montagem e treinamento, a Dália contou com toda a assessoria da GEA Brasil. “A tecnologia da GEA faz parte desde o início da implantação da indústria do leite em pó e isso facilitou o processo de instalação e treinamento da equipe”, relata Salazar.
Vantagens
A nova envasadora traz quatro benefícios para a produção: o primeiro deles se refere à redução de quebra do produto, devido à alta precisão no peso da embalagem. Outra vantagem é o acabamento da embalagem, que ganha integridade, pelo sistema de solda tecnológico e evoluído. “Além destes dois aspectos, com a incorporação de gás nitrogênio, teremos um ganho na qualidade e maior validade do produto”.
Outra vantagem do equipamento é a redução de custos de funcionários, uma vez que, necessita de apenas um operador. “Um dos grandes desafios das indústrias hoje é encontrar mão de obra qualificada e, por isso, a tecnologia dessa máquina dispõe de sistema de envase automático, o que significa a necessidade de apenas um único funcionário por turno. No entanto, o treinamento foi passado para 12 funcionários, oito operadores de máquina e quatro empregados do setor de manutenção. Até final do mês estaremos produzindo nesta nova envasadora”, afirma.
Validade estendida
Para a Gerente da Divisão Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, o novo equipamento de sistema de envase automático com linha de transporte de leite em pó por fase ultradensa da GEA, proporcionará uma melhora na qualidade do produto, como também do prazo de validade, estendido por até 18 meses. “Atualmente nosso produto possui validade de 12 meses, mas a nova máquina da GEA permitirá a adição de atmosfera modificada durante o processo de envase. Assim, não haverá permanência de ar na embalagem, reduzindo o risco de oxidação do leite, mantendo o sabor e os valores nutricionais durante períodos mais longos de armazenamento”, explica.
Para Ivane, a implantação deste projeto foi importante para a Dália, pois também permitirá exportar seus produtos para destinos mais distantes, sem prejuízo de sua qualidade.
Legenda: nova máquina de envase de leite em pó traz possibilidade de ampliar validade do produto
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos