06/04/2023

Novo sistema de registro do ponto

Funcionários da cooperativa fazem o registro do ponto com leitura facial

 

Iniciou no mês de fevereiro a implantação da nova modalidade de registro de ponto dos funcionários da Cooperativa Dália Alimentos, por meio de uma nova tecnologia na hora de bater o cartão ponto.  A nova sistemática foi implementada com a utilização de tablets instalados em pontos estratégicos da empresa, onde  ocorre o registro com a face de cada funcionário.

 

O registro é realizado com a utilização um tablet que envia a informação para o Dtfaceum, que o encaminha para o sistema Senior no registro do ponto. “O objetivo é modernizar o processo, eliminar fraudes e reduzir gastos com manutenção dos relógios”, explica a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca.

 

A supervisora destaca que a necessidade surgiu em razão do custo alto de manutenção dos relógios existentes e da necessidade de segurança no registro de ponto, eliminando assim, qualquer possibilidade de fraude. “Esse sistema apresentou vantagens, como o baixo custo dos aparelhos em relação à manutenção e mais segurança no registro de ponto, sem falar na modernidade”, afirma.

 

Leitura do aparelho

 

Antes da implantação efetiva houve um período de testes em alguns setores e desde o mês de fevereiro está operando de forma normal.  No entanto, para evitar qualquer erro de leitura na hora do registro, é necessário que o local esteja bem iluminado. “Além disso, o funcionário deve estar bem alinhado com a câmera para que a imagem seja bem captada”.

 

Como funciona?

 

Fabiane Cristina Radaelli e Luisa Botassoli dos Santos, ambas do setor pessoal, foram as responsáveis por implementar o novo sistema. “Para realizar o registro do ponto é muito simples: clicar em “reconhecimento facial”, esperar reconhecer e confirmar a marcação. Ainda tem como cancelar, caso estiver no horário errado, o que não era possível antes”, relata Fabiane.

 

Ela conta que foi preciso fotografar todos os funcionários, o que já causou curiosidade e expectativa em relação ao novo sistema. “Nos primeiros dias de implantação acompanhamos o registro de ponto para mostrar como funciona e a melhor maneira de se posicionar para ser rápido”.

 

Como o suporte é móvel, é possível ajustar conforme a altura de cada funcionários e o posicionamento na frente do aparelho deve ser feito por uma pessoa de cada vez, pois auxilia o reconhecimento facial.

 

Diferenças do sistema antigo

 

As principais diferenças entre o sistema antigo e o Dtfaceum é que este utiliza tecnologia avançada e impossibilita qualquer tipo de fraude.

 

“Após o período de adaptação e de saber como funciona, se torna muito mais rápido e prático que o relógio ponto, pois se trata de uma tecnologia moderna e eficiente”, afirma Luisa.

 

Adaptação

 

Para a auxiliar administrativa do Setor Social, Karoline Jaqueti, o novo sistema de marcação de ponto facial acompanha as inovações e o desenvolvimento tecnológico da Dália. “É uma forma moderna, segura e prática de utilização, garantindo que apenas o próprio funcionário possa fazer o registro”. Lembra que no sistema anterior era possível registrar o ponto com o crachá ou com a digital, mas em caso de esquecimento ou perda do crachá, era preciso solicitar um provisório. “No caso da digital, às vezes era difícil o reconhecimento pela biometria, fazendo com que o processo fosse mais demorado”.

 

Em se tratando de adaptação, reforça que toda mudança exige paciência e leva um tempo até todos se acostumarem. “Meu processo de adaptação foi rápido e gostei muito do novo sistema”.

 

Facilitar a operação

 

Já Marciano Bachi, que trabalha na manutenção da Fábrica de Rações, relata que esse novo sistema de registro facial é mais eficiente e tecnológico. “Minha adaptação também foi bem fácil, pois o modelo antigo apresentava alguns erros com certa frequência. A tendência é de cada vez as operações se tornarem mais rápidas”.

 

Conforme Bachi, apesar de ser uma inovação tecnológica o aparelho é de fácil operação. “A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e por isso a Dália busca por inovações a fim de facilitar o uso para todos”.

 

 

Legenda: Novo sistema está em funcionamento desde o mês de fevereiro

 

Foto: Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

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