16/04/2025
“O delegado representa a Dália na localidade, é um elo entre a cooperativa e as famílias”, afirma associado

Família Zenatti: Três décadas de tradição e inovação na produção de leite em Progresso
Na família Zenatti, de Campo Branco, em Progresso, a produção de leite é uma tradição que atravessa mais de três décadas e já está na segunda geração. Tudo começou com uma produção modesta, destinada ao consumo próprio e à fabricação caseira de queijo. No entanto, na década de 1990, o casal Pedro Zenatti (65), e Terezinha Zenatti (64), decidiu associar-se à Cooperativa Dália Alimentos para comercializar sua produção.
Atualmente, a responsabilidade pela atividade leiteira está nas mãos do filho do casal, Fabrício Zenatti (39), e sua esposa, Ana Paula Echer Zenatti (35). Fabrício, associado à Dália desde 2003, herdou dos pais não apenas a paixão pelo campo, mas também o espírito cooperativista. “Desde cedo, Fabrício e seu irmão mais velho foram criados na roça. Ele sempre demonstrou liderança e um grande amor pela atividade leiteira”, relembra Terezinha, com orgulho.
Quando assumiu a produção, Fabrício enfrentou diversos desafios, mas contou com o apoio e a orientação do ex-delegado da região, seu tio Gilmar Maffi, que também é associado da Dália. “No início, tudo era mais difícil. Adquirimos alguns animais e, com isso, tivemos que ampliar as pastagens e o manejo. Meu tio me ensinou muito e hoje seguimos uma rotina bem planejada, com duas ordenhas diárias”, explica Fabrício.
Atualmente, a família administra 20 hectares dedicados à atividade leiteira, divididos em 40 piquetes com pastagens permanentes de Tifton, braquiária e no inverno azevém. “Trabalhamos com gado a pasto, mas já planejamos investir em um galpão do tipo Compost Barn e adotar o sistema semiconfinado”, adianta Fabrício. Além disso, desde o ano passado, ele tem investido em avaliação genética para selecionar os melhores animais. “Há um ano, comecei a criar novilhas próprias para melhorar a genética do rebanho e, consequentemente, aumentar a produção”, destaca.
Família unida no campo
A rotina da propriedade conta com a participação de toda a família. Além de Fabrício e Ana Paula, os filhos Bianca (14), e Guilherme (6) também ajudam nas tarefas diárias. “Bianca sempre nos auxilia na ordenha e o pequeno Guilherme adora acompanhar o trabalho no campo. Ele me faz lembrar da minha infância. Acredito que teremos uma boa sucessão familiar”, comemora Fabrício, que aguarda com alegria o nascimento do terceiro filho (a), previsto para setembro.
Produção e investimentos
A família trabalha atualmente com 30 animais, dos quais 19 estão em lactação. “Temos gado holandês, com uma produção média de 24 litros de leite por animal/dia”, explica Fabrício.
Responsabilidades
Além disso, ele também exerce o papel de delegado da Cooperativa, função que assumiu sucedendo ao seu tio Gilmar. “Estou no meu terceiro mandato e considero essa função fundamental, pois o delegado representa a Dália na localidade, é um elo entre a cooperativa e as famílias associadas. No meu caso, mantenho contato próximo com 42 famílias da região, repassando informações e orientações”, ressalta.
Fabrício também destaca as oportunidades de capacitação oferecidas pela cooperativa, como a Escola do Leite, o Dia de Campo que foi realizado em Vila Fão há alguns anos e o curso de Formação de Lideranças da Longevisar. “Aprendi muito na Dália, tanto na parte técnica com o manejo do rebanho, quanto na teoria com os princípios do cooperativismo”, afirma.
Técnico | Lucas Pereira de Souza
O técnico agropecuário, Lucas de Souza, que acompanha a propriedade da família Zenatti desde 2017, elogia a organização e o comprometimento dos associados. “A propriedade é bem administrada. Eles realizam análises de solo anualmente, o que garante uma boa produção de volumosos. Além disso, a família demonstra um grande potencial para a sucessão familiar”, comenta Lucas. Ele também ressalta o esforço de Fabrício em planejar novos investimentos para aumentar a produtividade.
“Com tradição, dedicação e visão de futuro, a família Zenatti segue fortalecendo sua história na produção de leite, contribuindo para o desenvolvimento da região e mantendo viva a essência do cooperativismo”, conclui o técnico.
Legenda: família Zenatti e o técnico Lucas de Souza
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Casali