13/02/2025
Os “Destemidos” levam o sabor no Paleta Atlântida

Grupo do Vale do Taquari que são amantes da culinária gaúcha se reúnem e participam do Paleta Atlântida deste ano
O tradicional evento de carnes, o Paleta Atlântida, no Litoral Norte do RS, que chegou em sua 8ª edição, teve um grupo de assadores inédito neste ano. O evento que ocorreu no dia 22/01 em Xangri-lá, reuniu um grupo de amigos e colegas de trabalho denominado como Destemidos, que faz alusão ao livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”.
O grupo composto por cerca de 120 pessoas sendo 30 delas os assadores dos trios que levaram mais sabor ao Paleta. “É sempre bom estar presente em grandes eventos como este. Neste ano, nos reunimos, fizemos a inscrição e aproveitamos para trazer o sabor do Vale do Taquari com a marca dos Destemidos. Foi uma alegria imensa pois estivemos em uma programação em que há grande holofotes do estado e uma imensa repercussão. Além disso, nos divertimos entre colegas e amigos, proporcionamos degustações”, afirma Gilberto Antônio Piccinini ao relatar que foi uma excelente oportunidade para reunir a todos em um momento descontraído.
Confraternização, amigos e churrasco
“É com imensa alegria que participamos deste grandioso evento, que é dedicado à carne e ao churrasco, sendo um dos mais relevantes do setor. Esta ocasião representa uma oportunidade ímpar de celebração que nos permite confraternizar com amigos, clientes e parceiros. Acredito firmemente que, a cada edição, o Paleta Atlântida consolida seu crescimento e relevância, pois aborda um tema profundamente enraizado na cultura do nosso estado: a tradição da carne e do churrasco, celebrados em uma grandiosa festa à beira-mar. Este evento não apenas fortalece os laços do setor, mas também evidencia a excelência e o orgulho dos nossos produtos do Vale do Taquari e a tradição gaúcha”, destaca, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas.
“Deixar o crachá de lado”
“Foi um momento de lazer entre amigos. Muito oportuno. Conseguimos assar filé Costela Suína, Linguiça Toscana, Filé com Bacon e Queijo Coalho. Tudo ficou muito deliciosos apesar das intempéries climáticas. Essa foi a minha segunda participação. Uma experiência muito mais positiva, pois envolveu um número maior de colegas de trabalho. Esse momento de confraternização é importante, especialmente considerando a rotina intensa em que muitas vezes não conseguimos nos reunir. Na praia, pudemos deixar de lado o crachá e o uniforme para nos divertir e aproveitar a gastronomia com amigos, sem a pressão do trabalho.”, frisou Igor Estevan Weingartner.
Destemidos
“A cada ano que passa, aprendemos mais, aprimoramos nossos processos e identificamos pontos a serem melhorados durante o preparo da carne. Acredito que, em 2026, o evento será ainda mais grandioso. Vale lembrar que o nome ‘Paleta Atlântida’ surgiu de um grupo de amigos que costumava assar paletas de cordeiro à beira da praia. Por outro lado, o nome Destemidos também reflete a um grupo de amigos que tem forte conexão, unidos pela amizade e profissionalismo. Além disso, Destemidos também representa aqueles que se dedicam a assar carne, enfrentando adversidades como chuva e vento — condições climáticas que encontramos nesta edição do Paleta”, explicou Eduardo Koefender, sendo a sua terceira participação do evento.
Paleta Atlântida
O evento destaca a tradição gaúcha, sendo o maior churrasco à beira-mar do mundo. Neste ano, foram 4 quilômetros de extensão na faixa de areia do litoral. Ao todo, a programação reuniu 150 mil pessoas, destes, 5 mil foram os churrasqueiros que assaram cem toneladas de carne. Entre as carnes tradicionais, figuraram costelão bovino, cordeiro inteiro, suínos e a paleta de ovelha, que inspira o nome do evento.
O Paleta Atlântida começou como um churrasco entre amigos em 2017 e, ao longo dos anos, cresceu até se tornar parte do calendário oficial da Prefeitura de Xangri-Lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. Desde então, o evento tem atraído assadores renomados e público crescente, ampliando sua estrutura e promovendo a tradição gaúcha do churrasco.
Legenda: grupo de amigos do Vale do Taquari participam do Paleta deste ano
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali