11/11/2022
Período de entressafra também marca a transição de cultura para o verão
A transição iniciou em agosto e deve perdurar até novembro
Soja, milho, sorgo e aveia. Essas são algumas culturas de verão onde os produtores de gado leiteiro e de grãos estão plantando ou até mesmo já plantaram. Essa época do ano se caracteriza pela entressafra das pastagens de inverno para o verão, sendo o período que ocorre a transição de culturas.
Conforme o supervisor do setor de grãos, Roni Roese, o momento de transição de culturas inicia em agosto e perdura até novembro. “A variação entre agosto e novembro se deve por termos ciclos mais longos de algumas culturas de inverno”, explica.
Gado leiteiro
Estar atento na transição das forragens e pastagens de verão garantem custos menores. “Para o rebanho leiteiro, o investimento nas pastagens de inverno /verão garante forragens a um custo mais baixo e durante o máximo de meses por ano.”
Grãos
Já no setor de grãos, ele salienta sobre a qualidade da palhada para manter e segurar a umidade no solo, a fim de diminuir o impacto de estiagens que geralmente ocorrem no verão. “Os produtores de grãos com duas ou até três safras dependendo da região, geralmente plantam milho ou soja no verão e algum cereal de inverno como trigo, aveia e cevada.”
Legenda: Essa época do ano se caracteriza pela entressafra das pastagens de inverno para o verão, sendo o período que ocorre a transição de culturas.
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Casali