07/07/2023

Posse dos delegados e entrega de certificados marca programação dos 76 anos da Dália

Após a programação, o Conselho de Administração, a direção, os delegados e os associados que receberam o certificado foram convidados a prestigiar a Suinofest

Na manhã do dia 17 de junho a Cooperativa Dália Alimentos empossou 68 delegados para mais quatro anos de gestão. Além da posse, foi entregue os primeiros certificados para associados que concluíram todos os módulos no formato digital da Escola do Leite e, em seguida, todos foram convidados a participar do salão gastronômico  da Suinofest 2023.

No primeiro momento, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, falou da importância e dos deveres dos delegados. “Delegar significa liderar, pois o delegado eleito é um líder representante da Dália, sendo um elo fundamental entre o produtor e a cooperativa”.

Piccinini explicou que para ser delegado é necessário estar ativo em um dos programas de produção da cooperativa e satisfazer pontualmente os compromissos assumidos. “A gestão da cooperativa é feita de forma compartilhada, por isso o delegado deve participar da assembleia geral ordinárias de prestação de contas, além das extraordinárias convocadas, e, ainda, cumprir os deveres que correspondam às exigências do cargo no estatuto social”.

Situação do setor de proteína animal

O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, aproveitou o momento para tratar das adversidades do setor de produção de proteína animal. “A crise não é exclusiva das empresas cooperativas, pois todo o segmento tem enfrentado as mesmas dificuldades. Isso começou com a disparada dos preços dos insumos no ano de 2020, durante a pandemia, em conjunto com a perda de poder de compra dos consumidores, impedindo que as agroindústrias repassem o valor real dos produtos”.

Freitas explica que as cooperativas são as primeiras a sentirem a crise, pois grandes empresas, com acionistas, optam em não transparecer o momento de dificuldades para evitar a desvalorização de suas ações. “Nós sempre somos transparentes em tudo, e os primeiros a saberem são os associados. Vale ressaltar que cada cooperativa tem sua gestão específica e vive situações diferentes, sendo assim, mesmo enfrentando uma crise, a Dália tem controle e segue honrando os compromissos”.

Ele também destacou a importância das informações que são compartilhadas. “Outro fator importante é evitar as informações distorcidas ou até fake news que trazem preocupações desnecessárias, ansiedade e desânimo aos produtores, pois a Dália sempre comunicará em primeiro lugar ao quadro social”.

Por outro lado, Carlos Alberto abordou boas projeções em relação ao preço dos grãos e da conversão animal do setor de frango e suínos da Dália. “Acompanhamos a redução de alguns insumos como plástico, papelão e principalmente do milho. Quando a Dália renovar o estoque no mês de agosto, já teremos os bons reflexos em relação aos preços. Além disso, mesmo diante da crise, com as adequações e ajustes realizados internamente pela empresa, estamos atingindo os melhores índices de conversão na produção de aves e suínos da história da cooperativa”.

Freitas ainda mencionou de forma positiva as reuniões com autoridades políticas. “Estamos buscando soluções em Brasília, junto às autoridades, para minimizar essa situação e em todos os gabinetes somos bem recebidos”.

Escola do Leite

O momento também foi de celebração pela passagem dos 76 anos da Dália Alimentos, com a entrega dos certificados para os associados que assistiram todos os módulos da Escola do Leite, entre eles, Lisson Cela, que reitera a importância desse conhecimento nas tarefas diárias na propriedade. “Como são diversas aulas, é necessário organizar o tempo e conciliar as tarefas do dia a dia para assistir esses módulos, muito valiosos, pois me auxiliaram a obter maior produtividade e eficiência. Além disso, todo o conteúdo fica disponível e,  assim, posso retornar a algumas das aulas e sanar eventuais dúvidas”, afirma o produtor que recebeu a sucessão da família em 2018.

Projeto pioneiro

Durante a entrega oficial dos certificados da Escola do Leite estiveram presentes o Diretor do Colégio Teutônia, parceiro da Dália para o desenvolvimento da plataforma “a Escola o Conhecimento” e transforam todo o conteúdo para o digital. “É uma alegria enorme estar aqui e testemunhar a coleta dos frutos da Escola do Leite”.

A Coordenadora de Projetos da instituição, Maria de Fátima Fuzer, destacou que esse projeto é o pioneiro no Brasil. “Esse é um projeto pioneiro e um dos únicos que leva conhecimento técnico e ótimo conteúdo ao campo para os produtores associados numa plataforma digital”.

 

Legenda: Presidentes, Conselhos de Administração e Fiscal e os 68 delegados empossados

Foto: Kástenes Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa