14/03/2024
Presidente do Conselho avalia o novo formato de pedágio
Líderes da região pedem ao governo do estado por concessão justa e eficaz nos pedágios desde o ano de 2022
A concessão de pedágios na região do Vale do Taquari pautou reuniões no início do mês de março. O grupo do Governo do Estado divulgou estudo de um novo formato de pedágio nas rodovias da região durante evento que reuniu lideranças e empresários, entre eles, o Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália e conselheiro deliberativo da Associação Comercial de Encantado (Aci-e), Gilberto Antônio Piccinini, que avalia os impactos do pedágio e aborda as vantagens do novo formato de cobrança.
Piccinini explica que a região possui um o alto custo logístico também por causa dos trechos pedagiados na região. “Muitas empresas, assim como a Dália, têm altos custos na hora de transportar seus produtos, como também para trazer insumos de fora do estado. Por isso, constatamos a necessidade de construir um planejamento justo e eficaz junto ao governo”, afirma Piccinini ao reforçar que o modelo Free Flow atende as necessidades da comunidade regional e de arrecadação para novos investimentos nas rodovias estaduais que cruzam a região.
O gestor acredita que com o Free Flow, a concessionária responsável poderia planejar grandes investimentos futuros. “Há cerca de 25 anos, quando viajamos para países europeus e os EUA, já víamos cobranças automáticas nas rodovias. No ano de 2022 mobilizamos a região para debater sobre este formato e, hoje, projetamos que seria a melhor opção para um futuro logístico melhor”.
Além disso, lembra que o governo do estado já instalou o Free Flow no Bloco 3, nas rodovias ERS-122, ERS-446, ERS-240, RSC-453, BR-470 e RSC-287, que cruzam no Vale do Caí e a Serra. Com a instalação do novo modelo de pedágio, o estado gaúcho foi premiado em São Paulo no final do mês de fevereiro, por meio do Prêmio P3C, que reconhece as melhores práticas em parcerias público-privadas no país. “Com a cobrança automática, o RS ampliou investimentos e melhorou a qualidade do serviço público e isso, por si só, mostra a tendência futura”, ressalta Piccinini.
Novo formato
O novo formato é estudado pelo governo devido à nova modelagem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicos (BNDES), que destinou 450 quilômetros de pistas à iniciativa privada.
O secretário Pedro Capeluppi, apresentou detalhes sobre análises técnicas do bloco 2, do qual as rodovias do Vale fazem parte, que são as ERSs 128, 129, 130 e 453. Para ele, cada investimento realizado para encontrar as melhores soluções podem interferir no preço da tarifa. “Conseguimos evoluir em um plano e partimos de um formato de cobrança automática. Essa foi uma provocação feita aqui pela região desde o início e isso nos motivou. Agora, precisamos confiar uns nos outros. Assim, vamos construir o melhor modelo possível”, salienta o secretário.
Pedágio Free Flow
O Free Flow, ou “fluxo livre” em tradução literal, é um sistema de cobrança de pedágio que possibilita que os veículos passem pelas praças de pedágio sem a necessidade de parada.
Para isso serão instalados pórticos a cada 15 quilômetros. Pelos cálculos do governo, a tarifa deverá ficar entre de R$ 0,23 até R$ 0,26 por quilômetro rodado, e, para isso, serão construídos entre 15 e 17 pórticos na região.
A intensão do governo é diluir o preço por trecho e o pórtico substituirá as praças de pedágios com cancelas. O governo avalia que a conclusão do estudo deverá ser feita até o final do primeiro semestre.
Legenda: Secretário Estadual de Pracerias, Pedro Capeluppi, afirma que serão analisados pedidos de concessões da região
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos