19/03/2020
Presidentes da Dália participam de videoconferência com ministra e presidente da ABPA
Presidentes da Dália participam de videoconferência com ministra e presidente da ABPA
A Dália Alimentos é uma das cooperativas que fazem parte de um grupo criado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para debater os reflexos causados e as medidas de prevenção tomadas quanto ao Coronavírus, em especial nos setores avícola, suinícola e leiteiro. As reuniões estão sendo realizadas por videoconferência e a última ocorreu na quarta-feira, dia 18 de março, com a participação da ministra, de representantes da OCB, Ocepar, Ocesc, Fecoagro e cooperativas agropecuárias, incluindo a Dália Alimentos.
Direto de sua sala, na sede da cooperativa, em Encantado, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, pontuou assuntos e demandas da Dália Alimentos. Entre os principais assuntos, os graves reflexos advindos da possibilidade de encerramento das atividades nas plantas frigoríficas de aves, suínos e lácteos. “Informamos as inúmeras ações que a Dália está realizando para prevenir o Coronavírus, liberando funcionários que fazem parte dos grupos de risco e, por outro lado, solicitamos à ministra que interceda junto ao Ministério da Economia, em especial à Secretaria de Trabalho, para que a legislação seja revista quanto à carga horária de trabalho, podendo expandir horas extras e jornadas aos finais de semana, visando suprir a demanda, principalmente no abate de suínos e aves, que ficará reprimida”.
Foi informado por todos os dirigentes das cooperativas que as unidades não estão preparadas para encerrarem as suas atividades e que os impactos poderão ser graves, a exemplo do que aconteceu durante a greve dos caminhoneiros. A necessidade da criação de uma linha emergencial também foi inserida, com objetivo de manter a liquidez financeira, o fluxo comercial e de pagamentos aos associados, fornecedores e empregados das cooperativas dada a possibilidade de interrupção do fluxo comercial e de embarques de mercadorias no mercado interno e externo.
Ficou claro o entendimento da ministra de que a atividade econômica, os compromissos firmados com o mercado interno e externo não poderão ser alvo de paralização sob pena de prejudicar todo o abastecimento à população e ocasionar uma crise sem precedentes as cadeias de produção agroindustrial. A próxima videoconferência, que será realizada semanalmente, ocorrerá no dia 25 de março, às 15h.
Videoconferência com a ABPA
No dia 17 de março o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, também participou de uma videoconferência. Na oportunidade com representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da qual esteve o presidente Francisco Turra, tratando sobre os mesmos assuntos.
Legenda: Piccinini está em grupo de videoconferência do Ministério da Agricultura. Na foto, registro de Piccinini com a ministra Tereza Cristina
Foto: Carina Marques
Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques
Atenciosamente,
Carina Marques
Jornalista :: MTB/RS 18.472
Assessoria de Imprensa :: Setor Social
Tel: (51) 3751-9009 | R.271