06/10/2022

Reunião com Sindicatos dos Trabalhadores Rurais discuti dificuldades do setor agroindustrial

Perda de competitividade das agroindústrias gaúchas, política do preço do leite e enquadramento dos produtores pronafianos foram os temas abordados

 

No dia 13 de setembro a Cooperativa Dália Alimentos reuniu-se com os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) dos municípios de sua  área de atuação,  no prédio administrativo, em Encantado.

Para o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, essa aproximação com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é importante para debater temas relevantes do setor. “Considerando que todo associado está vinculado ao sindicato, de tempos em tempos nos reunimos com as lideranças sindicais, para tratar de temas importantes, como as dificuldades do setor agroindustrial, a política leiteira, a perda de competitividade do estado do RS e o enquadramento dos produtores pronafianos.”

Piccinini explica que o posicionamento do sindicato é importante para defender as causas econômicas dos produtores e agroindústrias. “Além disso, são temas que interferem diretamente no alcance econômico dos associados e da cooperativa.”

Perda de competitividade

De acordo com o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, o objetivo do encontro foi a necessidade de discutir, com lideranças sindicais que representam a agricultura familiar, as preocupações que a Dália tem com alguns pontos que precisam ser modificados para as indústrias gaúchas não continuarem perdendo competitividade em relação às situadas em outros estados da federação.

“Ocorre que a localização geográfica do RS em nada beneficia o segmento industrial de proteína animal, pois além de estarmos distantes da produção de grãos, o mesmo ocorre com os maiores centros de consumo, destino de nossos produtos. Então, a agroindústria genuinamente gaúcha, como é o caso da Dália, opera com custos de produção mais altos em todas as cadeias produtivas, seja leite, suínos ou aves, atividades fundamentais para a agricultura familiar”, informa o presidente executivo.

Freitas considera importante que as lideranças da agricultura familiar saibam e “atuem junto às autoridades estaduais e federais para que construam políticas mais favoráveis para estas cadeias produtivas”, conclui.

 

Legenda: Reunião discutiu dificuldades do setor agroindustrial gaúcho

 

Foto: Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa