31/01/2020
Setor Avicultura é criado, veterinário Edenir assume a supervisão
Setor Avicultura é criado, veterinário Edenir assume a supervisão
Com experiência de 25 anos na produção de aves e no ramo de desinfetantes/detergentes agroindustriais no mesmo segmento, ele assumiu a coordenação do novo setor
Um novo setor foi criado dentro dos programas de produção na Divisão Produção Agropecuária (DPA) da Dália Alimentos, o Setor Avícola, que contempla o tripé também constituído pelo Setor Suinocultura e pelo Setor Gado Leiteiro. Para supervisionar esse novo nicho em nível de campo, já que a Cooperativa Dália Alimentos ingressou na avicultura neste ano de 2020, o médico veterinário Edenir Medeiros da Silva (52) foi contratado.
Ele iniciou as atividades na cooperativa em setembro de 2019 sendo o responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva, desde a recria, a produção dos ovos férteis, do incubatório, dos nove condomínios avícolas até a chegada do frango de corte para o abate no Complexo Avícola, localizado em Palmas, cidade de Arroio do Meio.
Natural da cidade de Santa Maria é graduado em medicina veterinária desde 1994 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com especializações em Suínos e Aves, Sanidade Avícola e Recursos Humanos, além de ter cursado MBA em Gestão Empresarial. É casado com Anique e pai de Pedro Henrique e Isabela. Pelo período de 18 anos trabalhou em empresa nacional do ramo avícola e suinícola, passou por uma organização multinacional francesa ligada à área de medicamentos para aves e trabalhou em uma empresa fabricante de detergentes/desinfetantes agroindustriais, quando realizava a limpeza industrial, da qual a Dália Alimentos estava entre seu catálogo de clientes.
Ele diz que por já conhecer a cooperativa de longa data, percebia que as pessoas eram valorizadas e não descartáveis e foi isso que o fez deixar seu currículo na empresa para análise. “Na Dália me deparei com um time forte, que está imbuído e comprometido para que o Programa Frango de Corte obtenha êxito, uma habitualidade para mim e uma novidade para a cooperativa. Pretendo dar sustentação ao tripé dos programas de produção no campo, que agora ganha o setor aves, somando-se ao de suínos e de gado leiteiro”.
Além das dez mudanças territoriais e geográficas que os empregos anteriores exigiram, Edenir teve a oportunidade de visitar outros países a trabalho e conhecer diversas pessoas, o que o fez ver o quanto o Programa Frango de Corte da Dália é especial e diferenciado. “Na minha bagagem profissional levo a experiência em empresas S.A. das quais nunca conheci os acionistas e aqui na Cooperativa Dália Alimentos, logo que contratado, conheci os presidentes, o Conselho e a Direção, sem falar na experiência que estou tendo diariamente com o quadro social, próxima, palpável e muito envolvente”.
Time imbuído
Com o início do abate dos frangos, que correrá em breve, Edenir salienta que o momento é de avaliações nos gargalos existentes e na realização dos últimos ajustes. “Também estamos estruturando as equipes no campo, prezando por profissionais gabaritados e competentes para trabalhar nos condomínios, nas granjas e no incubatório nas funções de encarregados, técnicos agrícolas e auxiliares”. Também integram o Setor Avicultura o técnico responsável pelas granjas de matrizes e pelo incubatório, Jean Pierre Wathier e os técnicos responsáveis pelos condomínios avícolas para a produção dos frangos de corte, Vanderlei Michelon e Diego Rodrigues de Aguiar.
O primeiro alojamento está programado para meados de fevereiro, no Condomínio Vespasiano Corrêa, com abate destas aves para o final de março. O incubatório deve iniciar as atividades em março e o matrizeiro em abril. “Hoje o meu compromisso é com a Dália Alimentos e trago no currículo a experiência para descobrir os atalhos e chegar mais rápido aos objetivos que estamos almejando”.
Legenda: Equipe Setor Avícola: Jean Pierre, Edenir, Vanderlei e Diego
Fotos: Carina Marques
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques | MTB/RS 18.472