11/02/2021
Vacinação contra a Gripe e a Covid-19
Vacinação contra a Gripe e a Covid-19
Quando o sistema imunológico está em baixa, o corpo fica mais suscetível a infecções e ao desenvolvimento de doenças. Não é à toa que pessoas com o sistema imune comprometido sofrem ainda mais com patógenos e doenças oportunistas. Para driblar a problemática da imunidade e ficar longe de consequências dos vírus, é essencial fortalecer o sistema imune. Além de se alimentar e dormir bem, a vacinação é uma ação para melhorar a resposta do sistema imune.
– Como isso pode ajudar com o Coronavírus?
A imunização evita uma série de doenças que podem comprometer o organismo e deixá-lo fraco, abrindo portas para a infecção do novo vírus. Então, a imunização surge como uma aliada para prevenir problemas sérios relacionados à Covid-19.
– Pela semelhança entre sintomas de Covid-19, resfriado e gripe muitas pessoas acabam confundindo as três doenças. Qual a diferença entre elas?
Em gripes e resfriados é comum que o organismo responda com espirros e nariz entupido. Embora pacientes com Covid-19 possam apresentá-los, tais sintomas não são extremamente comuns no decorrer da doença. No coronavírus sinais como tosse seca, febre, cansaço, dificuldade respiratória e problema gastrointestinal acabam sendo muito mais percebidos. As dores musculares também são mais intensas do que em uma simples gripe. Como o cenário mundial está assustador, é totalmente entendível que pacientes fiquem desesperados com o mínimo sintoma de gripe/resfriado. Além disso, os atendimentos podem ficar superlotados mesmo em casos que não se trata de Covid-19, prejudicando toda a situação. Para acabar com essa problemática e somar pontos positivos para a imunidade, a vacina contra a gripe é bem-vinda, mais do que nunca.
– Como fortalecer o sistema imune para evitar o coronavírus?
Consuma alimentos ricos em vitamina C para evitar doenças como gripes e resfriados, que são altamente confundíveis com o coronavírus; deixe o organismo descansado, dormindo pelo menos entre 7 a 8 horas por dia; tenha uma alimentação saudável e equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e alimentos naturais. Na medida do possível evite estresse e garanta que a sua saúde mental esteja em dia; mantenha o corpo hidratado tomando pelo menos 2 litros de água todos os dias. Mesmo com o distanciamento, deixe o corpo ativo, ao menos com o mínimo de atividade física e garanta que a carteirinha de vacinação esteja em dia, principalmente para gripe, pneumo 13 e pneumo 23.
Assim o organismo ficará mais forte e menos suscetível a várias doenças e não apenas à infecção por Covid-19. Proteja sua família com a vacinação, independentemente da idade, a ação é extremamente positiva. Vacinar-se é uma atitude benéfica à coletividade. A vacinação não é apenas uma atitude individual e de proteção pessoal. O combate à pandemia da Covid-19 só será efetiva se a vacinação for ampla e disseminada. Na população geral sempre haverá um segmento que, por motivos diversos, não poderá se vacinar (alérgicos, portadores de doenças autoimunes, etc.). Os não vacinados somente serão protegidos da Covid-19 se a maioria da população estiver imunizada, de modo que o vírus não encontre pessoas desprotegidas para contaminar. Por isso, vacinar-se representa um ato de generosidade perante às pessoas que não podem fazê-lo. E a recusa à vacina atrapalha o combate à pandemia. Por isso, assim que a vacina estiver disponível, VACINE-SE! Você estará protegendo a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Com isso, em breve estaremos livres deste flagelo mundial.