16/02/2021

Dália adere à Carteira de Trabalho Digital

Dália adere à Carteira de Trabalho Digital

Cooperativa passou a utilizar versão digital em janeiro. Empregados novos já possuem e antigos deverão migrar para versão baixando aplicativo

A Cooperativa Dália Alimentos está inserida ao mundo digital e, por isso, também fomenta entre o seu quadro de empregados a utilização da Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS). Desde janeiro deste ano os novos funcionários contratados pela deverão apresentar a Carteira de Trabalho Digital e os demais empregados deverão baixar o aplicativo para a versão do documento digital.

De acordo com a Secretaria do Trabalho, a mudança da versão impressa da Carteira de Trabalho para o formato digital tem por objetivo modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador. Todo trabalhador pode acessar a Carteira de Trabalho Digital de forma gratuita por meio do aplicativo. O primeiro passo é criar uma conta de acesso único do Governo em www.acesso.gov.br.

No momento do cadastro é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, nome completo da mãe, telefone celular, e-mail e estado de nascimento. Também é possível cadastrar a Carteira Digital direto no computador pelo site www.gov.br. Na versão digital estão disponibilizadas as mesmas informações contidas na versão impressa, como, por exemplo, dados de qualificação civil e todos os contratos de suas experiências formais.

Quem já possui cadastro no sistema acesso.gov.br basta usar seu login e senha de acesso no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Pessoas nascidas em outros países também podem se cadastrar selecionando a opção “não sou brasileiro”. As informações obtidas serão confirmadas pelo Governo Federal.

De acordo com a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca, hoje a Dália Alimentos emprega cerca de 2,7 mil pessoas e todos funcionários contratados desde janeiro de 2021 já possuem a Carteira de Trabalho Digital. “Estamos vivendo em um mundo digital e a relação de trabalho não ficará de fora deste contexto, desde a entrada do e-Social, cuja ferramenta formaliza digitalmente todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais que se referem aos empregados e aos empregadores, sejam eles da iniciativa privada ou do setor público”, explica a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca.

Ainda, segundo ela, todas as informações trabalhistas já são digitais. “A CTPS digital veio para facilitar a vida de todos, pois nela estão todas as informações que antigamente eram colocadas na CTPS física, que será extinguida. Todos trabalhadores já possuem a sua CTPS digital cadastrada no Governo e o número de identificação é o CPF”, complementa.

Para ter acesso é muito simples: basta ir no Play Store (Android) e no App Store (iPhone) e buscar pelo aplicativo “CTPS Digital”, baixar o app, informar o CPF e cadastrar uma senha. A partir de entãoo empregado terá todas as informações na tela do celular, de forma simples, rápida, segura e fácil. “A Dália vem se adaptando às novidades digitais e estamos admitindo empregados já com as CTPS digitais e também subistituimos o sistema de folha de pagamneto que promete ser mais moderno. A transformação digital veio para ficar e certifica agilidade e segurança nas informação, pois elimina o fluxo de papeis e com isso o meio ambiente agradece”, pontua Sandra.

 

O que facilita?

A Carteira de Trabalho Digital concede agilidade na hora da solicitação da documentação, além de facilitar a vida do trabalhador, que quando precisará realizar alguma consulta, terá o documento em mãos. Todas as experiências profissionais formais estão disponíveis no aplicativo, até mesmo os contratos anteriores à Carteira Digital.

 

Legenda: Empregados deverão ter Carteira Digital para serem admitidos

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Coopertiva Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa