18/09/2025

De volta às origens: decisão que mudou o rumo da família Veronese

Após dez anos em Porto Alegre, Joel retorna a Travesseiro para investir no próprio negócio

A família Veronese, da Linha Três Saltos Baixos, no município de Travesseiro, tinha como principal fonte de renda a produção de leite. No entanto, desde 2007, passou a estruturar-se na produção de suínos na fase de terminação, atividade que hoje se tornou a principal da propriedade.

Associado à Cooperativa Dália Alimentos desde 2006, Joel Veronese (45) foi quem buscou a vaga de terminador na Dália. Além dele, sua esposa, Júlia Elise Henz (36), também contribui na rotina diária com o manejo dos suínos e do gado leiteiro.

Antes de ingressar na suinocultura, Joel permaneceu dez anos em Porto Alegre, onde trabalhou como garçom. Em 2005, retornou à propriedade da família com o sonho de investir no próprio negócio. “Voltei para a propriedade de meus pais, Luís (74) e Erica Veronese (70), decidido a investir na suinocultura. Por isso, em 2007, após muito estudo e avaliação sobre a viabilidade da atividade, construímos o primeiro galpão, com capacidade para alojar 300 suínos”, relembra Joel.

Em 2008, a família ampliou a capacidade para 700 animais e, em 2019, realizou a terceira e última expansão, passando a abrigar 1,2 mil suínos. “Acredito que investimos em um momento muito oportuno. As três ampliações nos custaram cerca de R$ 340 mil. Hoje, um único galpão custaria o dobro desse valor”, compara o associado.

Liderança comunitária

Joel também exerce papel de liderança na comunidade e na Dália. “Há mais de dez anos atuo como delegado na Cooperativa. É um cargo importante, pois representa os associados. Atualmente, na minha localidade, represento um grupo de 20 famílias”, destaca. Ele também é delegado em outra cooperativa, voltada ao setor de geração de energia, e acumula a função de presidente da Associação de Moradores, além de estar liderando o movimento para a pavimentação da comunidade.

Rotina e superação

Na propriedade, as tarefas são divididas entre o casal. “Ajudo o Joel no manejo dos suínos e, além disso, cuido do rebanho leiteiro”, relata Júlia.

Ela lembra ainda das dificuldades enfrentadas durante as grandes enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024, quando ficaram 11 dias sem energia elétrica e completamente isolados. “Felizmente, não fomos atingidos diretamente pelas águas do Rio Forqueta e tivemos a sorte de contar com ração suficiente para os suínos naquele período.”

Curiosidade

Em 1973, o pai de Joel, Luís, mudou-se de sua terra natal, em Coqueiro Baixo, para Travesseiro. Ao lado da esposa, Erica, herdou as terras do sogro e iniciou o trabalho com diferentes atividades, até que a família ingressou definitivamente na suinocultura.

Técnico | Eliseu Provensi

O técnico em agropecuária Eliseu Provensi atende a propriedade desde 2014 e ressalta a dedicação do casal. “Joel e Júlia têm grande zelo pela produção de suínos. A ampliação realizada há sete anos foi um passo importante, especialmente pela instalação de um pavilhão com cortinas automáticas, piso vazado, comedouros à vontade, linha de condução da ração até os comedouros, ventiladores, tela anti-pássaro, forração e medidas de biossegurança”, detalha Eliseu.

 

Legenda: O casal Joel Veronese (45) e Júlia Elise Henz (36) dão continuidade na atividade suinícola da produção

Fotos: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes R. Casali

 

 

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa