03/07/2025
Divisão Comércio e Marketing tem novo gerente

Natural de Guaíba, o novo gestor relembra quando ainda atuava na Filial da Dália e planejou sua saída, mas o destino lhe reservava novos desafios dentro da Cooperativa
A Cooperativa Dália Alimentos conta com um novo Gerente à frente da Divisão Comércio e Marketing. Desde o início de maio, Elton de Lima assumiu a função anteriormente ocupada por Igor Estevan Weingartner, que agora se dedica integralmente ao cargo de Vice-Presidente Executivo.
De acordo com o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, o processo de formação de profissionais para cargos de liderança teve início na década de 1990, com a reestruturação da Cooperativa. Uma das principais metas era garantir a sustentabilidade e o crescimento da organização.
“Na verdade, a Dália apenas contribui com a formação dos profissionais, pois são eles que, ao longo do tempo, se destacam e conquistam seu espaço. Demonstram comprometimento com a cultura da empresa, resiliência no cumprimento das tarefas e capacidade intelectual para liderar uma organização do porte da Dália”, ressalta Freitas ao explicar que cabe à empresa criar os desafios e as oportunidades para que essa aptidão possa ser revelada e, assim, validada.
Freitas reforça ainda que uma empresa não deve depender exclusivamente de contratações externas para ocupar funções estratégicas. “Isso pode ocorrer pontualmente, mas não pode se tornar uma prática rotineira. A Dália investe na formação de talentos internos, preservando os valores e a essência da organização, ao mesmo tempo em que garante sua evolução. Isso é possível graças à dedicação e ao talento nato desses colaboradores.”
Transição planejada
O Vice-Presidente Executivo, Igor Estevan Weingartner, que ocupava esse cargo e atualmente conduz o processo de preparação de Elton de Lima, comenta que a rotina da divisão ainda é acompanhada por ele. “Os negócios acabam passando por nós ao longo do dia — autorizações, aprovações. Mas, assumindo a função de Vice-Presidente e futuramente de Presidente Executivo, precisarei me afastar dessas rotinas para focar na gestão estratégica da empresa, atendendo a outras demandas”, relata, ao destacar a importância de transferir responsabilidades operacionais e preparar um sucessor.
O processo ainda está no início e envolve reuniões com a presidência, gerências e avaliações. “O Elton já lidera todos os novos projetos nas áreas comercial, Além disso, em parceria com o restante do time, estamos montando um plano de longo prazo para a expansão das vendas no mercado gaúcho.
A trajetória de Elton
Natural de Guaíba, Elton de Lima iniciou sua trajetória na Dália Alimentos em 2010, na Filial de Arroio do Meio. “Já tinha experiência no setor de vendas e atuei por quatro anos no ramo de bebidas, inclusive como supervisor e vendedor de contas-chave. Foi, sem dúvida, uma excelente escola de vendas”, relembra.
Já na filial Dália, iniciou como vendedor externo atendendo a região de Montenegro. “Permaneci na filial por oito anos: um ano e meio como vendedor e, posteriormente, como Supervisor Comercial Externo.”
Em 2016, ele assumiu a gerência comercial da filial, passando a se envolver também nas áreas de logística e faturamento. “Trabalhar na filial me proporcionou uma compreensão mais ampla dos processos da empresa e uma imersão na cultura da Dália. Esse ciclo foi essencial para minha transição à matriz.”
A quase saída — e um novo recomeço
Em 2018, Elton sentiu que havia encerrado seu ciclo na filial. “Planejei minha saída e neste processo entrei em contato com alguns líderes da matriz para agradecer o período em que trabalhamos juntos. Durante esse processo, o Rudimar Piccinini demonstrou surpresa com minha decisão e mencionou que em algum momento iríamos conversar.”
Dois meses depois, um convite chegou. “Rudimar me chamou para integrar a equipe comercial da matriz, convite que aceitei com entusiasmo.”
Na sede da Cooperativa, em Encantado, ele iniciou como Supervisor Comercial da linha de lácteos, atuando ao lado de Tiago Zondonato, também supervisor na época. “Junto à equipe e sob a liderança do Rudimar fui sendo desafiado constantemente. Ele confiou em mim e me delegou diversas tarefas, por meio das quais pude apresentar resultados.”
Perfil e vocação
Formado em Administração com ênfase em Processos Gerenciais e MBA em Gestão de Pessoas, Elton sempre gostou da comunicação e de criar laços com os clientes. “Atender, escutar o cliente e implementar soluções estratégicas são atividades que fazem muito sentido para mim.”
Agora, à frente da Divisão Comércio e Marketing, ele destaca a importância do novo desafio: “É uma imensa responsabilidade mas extremamente motivadora. Contamos com uma equipe comercial competente e engajada. Tenho aprendido muito com todos e sigo confiante de que, juntos, fortaleceremos ainda mais a presença da Dália no mercado.”
Uma transição planejada
O novo gerente explica que o processo de transição está sendo conduzido de forma estruturada. “No setor de lácteos, já possuo conhecimento e estou conectado há algum tempo. No mercado de carnes, o desafio é maior, mas acredito que manter um diálogo constante com a equipe e me aprofundar no entendimento desse segmento são fundamentais. Tudo isso com o propósito de contribuir para a visão estratégica e o alinhamento das ações.”
Elton fora da Dália
Fora do ambiente corporativo, Elton valoriza momentos com a família, que considera sua base fundamental. “É com eles que encontro força nos momentos difíceis e compartilho cada conquista. Conciliar trabalho e vida pessoal exige organização, mas, acima de tudo, qualidade na presença. Durante a semana, foco nas atividades profissionais. Já nos fins de semana, priorizo a convivência com minha família.” Além disso, é adepto de esportes e cultiva uma antiga paixão por motores. “Desde criança sou fascinado por carros e motos. Sempre que posso, entro nesse mundo.
Legendas: Elton de Lima conta sua trajetória na Dália após assumir gerência
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Roberto Casali