07/10/2025
Equipe da Suinocultura participa de treinamento sobre micotoxinas

O especialista falou sobre os danos à saúde animal decorrentes da exposição às micotoxinas.
A equipe técnica do Setor de Suinocultura da Cooperativa Dália Alimentos participou, no dia 12/09, de treinamento sobre a importância da gestão de micotoxinas, realizado no Auditório do Centro de Cultura Ouro Branco. O evento foi ministrado pelo especialista técnico em suínos de empresa multinacional, Henrique de Fries.
A Supervisora de Nutrição Animal, Bruna Schroeder, explica que Henrique apresentou o monitoramento de micotoxinas, o controle de dados para tomada de decisão, os principais desafios relacionados ao tema, formas de identificá-los e as estratégias de controle. “Durante o treinamento o especialista aprofundou o assunto com toda a equipe técnica para garantir que todos estejam alinhados quanto à importância dos desafios relacionados às micotoxinas e ao impacto que elas podem causar a curto, médio e longo prazos nos animais. Além disso, adquirimos conhecimento sobre a origem dos desafios com micotoxinas, como trabalhar estes desafios nas fábricas de rações e no campo e quais ferramentas de controle podem ser utilizadas para uma tomada de decisão rápida e estratégica”, destaca Bruna.
A supervisora ressalta ainda que, de forma geral, a exposição a micotoxinas enfraquece o sistema imunológico dos suínos, tornando-os mais suscetíveis a doenças e infecções secundárias, além de reduzir a eficácia das vacinas.
“Mesmo em baixos níveis de contaminação, as micotoxinas afetam negativamente o desempenho animal, resultando em menor ingestão de ração, baixo ganho de peso e pior conversão alimentar.”
Ela acrescenta que a exposição pode também causar danos a órgãos vitais, como fígado e rins, comprometendo a saúde geral dos animais. “Problemas gastrointestinais podem ser observados no campo, sendo comuns casos de diarreia, vômito e lesões no trato gastrointestinal, que prejudicam a absorção de nutrientes.”
Por fim, Bruna alerta para as consequências econômicas decorrentes desses problemas de saúde. “Há redução na produtividade, aumento da mortalidade e queda na eficiência reprodutiva, resultando em prejuízos financeiros. É importante destacar que cada micotoxina tem um impacto específico e que as estratégias de controle devem ser aplicadas de forma eficiente para minimizar esses efeitos”, conclui.
Legenda: supervisores, técnicos, médicos veterinários e associados do Setor de Suinocultura da Dália participaram de capacitação
Foto: Kástenes Roberto Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes R. Casali