13/02/2025

Família De Conto está na terceira geração associada a Dália Alimentos

A família De Conto, da Linha Auxiliadora, no município de Encantado, carrega consigo uma forte identidade cooperativista também nesta terceira geração de associados à Cooperativa Dália Alimentos, cuja trajetória começou com Guido Narciso De Conto (in memoriam), sucedido por seu filho Valter (75), e hoje segue com o neto Marcelo De Conto (42).

A associação de Valter à Dália Alimentos foi feita por seu pai, Guido, com o objetivo de garantir a continuidade da produção na propriedade. “Assim que completei a idade mínima meu pai me associou à Dália, assim como fez com meus outros três irmãos. Na época, precisei esperar a abertura de vagas para alojar os primeiros lotes, que ainda eram de ciclo completo”, lembra Valter. Ele chegou a produzir os primeiros lotes nesse sistema, mas em 2000 a família construiu uma instalação com capacidade para 550 animais, focando no ciclo de terminação. “Naquele período, a Dália estava migrando para o sistema de produção integrado. Ainda entreguei alguns lotes no ciclo completo quando tínhamos matrizes para reprodução de leitões e fazíamos a engorda. Naquele sistema arcaico o associado era responsável pela nutrição dos suínos, ao contrário de hoje que a cooperativa fornece toda a ração e divide a produção em ciclos para viabilizar uma escala maior”, explica.

De volta para casa

Outro marco importante na propriedade foi a decisão de Marcelo, filho de Valter, de se dedicar integralmente ao trabalho na propriedade. “Trabalhei por cinco anos em uma indústria em Roca Sales, mas repensei e percebi que era mais vantajoso trabalhar junto com meu pai”, comenta Marcelo.

Ele também destaca a experiência do pai e conta que há cerca de quatro anos se dedica exclusivamente à propriedade. “São quase 25 anos de experiência. Aprendi muito com ele e hoje todo o sistema de produção é automatizado, com cortinas automáticas que regulam a temperatura e um sistema de fornecimento de ração, mas o olhar do produtor continua sendo essencial. Por isso, pelo menos três vezes ao dia vamos até as baias para verificar se há algum animal enfermo e logo iniciar a medicação”, relata.

Melhorias

Recentemente, a família investiu em melhorias na instalação, incluindo a construção de um fumigador, o cercamento com telas e a instalação de uma mureta. “O produtor rural precisa investir constantemente para manter as condições adequadas para o recebimento dos lotes”, avalia Marcelo.

Técnico | Elisandro Provensi

O técnico agropecuário Elisandro Provensi acompanha a propriedade há quase dez anos e destaca a dedicação de Valter e seu filho Marcelo no manejo dos suínos. “A família De Conto representa não apenas a evolução da produção suinícola, mas também a importância da tradição e do conhecimento transmitido entre gerações”, afirma Elisandro.

 

Legenda: Valter (75) e seu filho Marcelo De Conto (42) que está viabilizando a continuidade da produção na propriedade

Foto: Kástenes R Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Kástenes R. Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa