14/11/2025

Médica veterinária da Dália visita centro de pesquisa na Europa

Intercâmbio de sete dias teve itinerário por diferentes locais na França, incluindo a sede de uma multinacional parceira da cooperativa

Já imaginou realizar uma visita técnica a um centro de pesquisa de uma empresa multinacional na Europa? Essa foi exatamente a oportunidade vivenciada pela médica veterinária Tais de Souza, do Setor Gado Leiteiro da Cooperativa Dália Alimentos. O intercâmbio técnico ocorreu na França entre os dias 14 e 21 de setembro.

Segundo Tais, a iniciativa surgiu a partir de um convite da empresa Olmix, fornecedora de alguns insumos utilizados na fábrica de rações da Dália. “A empresa convidou a Dália para conhecer o centro de pesquisa e a indústria deles”, explica a veterinária ao representar a cooperativa.

Ela detalha que o destino foi a França por ser onde está sediada a Olmix. O objetivo da visita técnica foi conhecer o processo de fabricação dos produtos e os estudos envolvidos na definição de cada item. “Observamos como ocorre a chegada das algas e todo o seu processamento até a elaboração dos produtos. Visitamos também o centro de estudos na Estação Biológica de Roscoff (SBR), onde atuam cerca de 300 pesquisadores de diversos países. A estação atua em pesquisas e ensino em biologia marinha e oceanografia e está localizada na costa norte da Bretanha”, relata Tais ao mencionar que teve a experiência de coletar diferentes espécies de algas marinhas, muitas das quais são utilizadas nos produtos da empresa.

Outro ponto do roteiro foi a participação na Feira Space, realizada no dia 17 de setembro, em Rennes, na França. Trata-se de uma feira internacional anual voltada à produção animal. “A feira é focada na apresentação de inovações e na promoção da troca de informações e ideias entre profissionais e empresas especializadas no setor, em nível mundial”, destaca.

No dia 18 de setembro, Tais conheceu o centro de treinamento fundado pela Olmix, a Breizh Algae School, localizado em Bréhan, na região da Bretanha. “Ainda em Bréhan, conheci a sede da Olmix, empresa especializada no desenvolvimento, produção e distribuição de soluções de base biológica para a agricultura e a pecuária”, completa.

Detalhamento dos processos chamou a atenção

Durante o intercâmbio, Tais destaca que o que mais lhe impressionou foi o nível de detalhamento dos processos operacionais, além da receptividade da equipe local e da disposição em compartilhar conhecimento. “Essa troca de experiências foi extremamente enriquecedora e reforçou a importância da colaboração entre áreas, da partilha de conhecimento e da busca constante por melhorias”, conclui.

 

Legenda: Tais de Souza na Feira Space junto com outros visitantes e funcionários da Olmix

Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes R. Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa