23/03/2020
Novas ações inseridas a plano de trabalho da Dália Alimentos na prevenção ao Covid-19
Novas ações inseridas a plano de trabalho da Dália Alimentos na prevenção ao Covid-19
Nesta segunda-feira, dia 23 de março, a Cooperativa Dália Alimentos emitiu mais um comunicado acerca das ações realizadas já há duas semanas com a finalidade de evitar a propagação, o contágio e a disseminação do Covid-19. Para superar este período com o menor grau de consequências danosas possíveis, a Dália Alimentos criou um Grupo de Trabalho Especial, composto pelo presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; pelos médicos do Trabalho, Clairton de Paoli e Evelise Frolich; pela odontóloga, Carla Schramm Freitas e supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca.
Sandra, que coordena o grupo, reforça que o objetivo do grupo é ajudar a monitorar, avaliar e adotar as medidas mais adequadas em termos de atividades realizadas pelos funcionários e terceiros que prestam algum tipo de serviço à cooperativa.
Entre as principais ações definidas ao longo nas últimas duas semanas e outras incluídas hoje, destaque para a divisão do quadro de funcionários em três grupos, com decisões para cada grupo, de acordo com as suas características. O primeiro é o Grupo de Risco, do qual fazem parte funcionários portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, com idade avançada ou sintomas de gripe, que devem permanecer em casa e, em caso de gripe, apresentar atestado médico. O segundo é o Grupo de Funcionários Fora do Grupo de Risco, cuja função permite o trabalho remoto, ou seja, o chamado “Homme Office” em que há possibilidade de trabalhar diretamente de casa, utilizando computador e telefone. O terceiro Grupo é de Funcionários cujo trabalho não pode ser feito em casa e não se enquadra no grupo de risco e devem permanecer trabalhando na empresa.
O objetivo de organizar os funcionários em três grupos foi garantir melhores condições àqueles que continuam trabalhando na empresa, reduzindo os riscos causados pela aglomeração de pessoas, pois a indústria de alimentos não pode suspender o trabalho; ao contrário, precisa produzir para não ocorrer escassez de alimentos. Outra ação estipulada foi a proibição da entrada de terceiros na empresa a fim de impedir a possibilidade de introdução e disseminação do vírus.
Presidente explica mais sobre as ações:
O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que tem como formação acadêmica medicina veterinária, explica que a Missão da Dália Alimentos é produzir e oferecer alimentos com segurança e responsabilidade e participar de forma positiva na solução deste período de turbulência. “Estamos seguindo a todas as normas e orientações, garantindo que nossos empregados se mantenham fortes e saudáveis. A colaboração que orgulhosamente podemos dar ao nosso país é produzir alimentos, com a certeza de que este período de desordem passará e, ao final sentirmos orgulho de nosso trabalho, de nossa profissão e de nossa empresa”, coloca.
De acordo com Freitas, desde o início da pandemia a Cooperativa Dália Alimentos formou um grupo de trabalho para repassar aos funcionários e associados quais as medidas adotadas pela empresa em virtude do Covid-19. Em relação ao campo, esclarece que a equipe técnica a campo também foi orientada a trabalhar em modo “Homme Office” para evitar o contato com os associados, tendo a possibilidade de esclarecimentos e atendimentos através do telefone e WhatsApp. “Passamos todas as recomendações e estamos seguindo o que os órgãos oficiais, como governos federal e estadual, além da OMS e entidades e grupos ligados à saúde, estão orientando a todas as empresas. Diariamente este é um assunto que está em nossa pauta por horas durante o expediente de trabalho. O que pedimos é que todos tenham calma e discernimento para fazer o que estes órgãos solicitam a fim de evitar essa pandemia”, explica o Executivo.
Indústrias operam com quadro reduzido, mas seguem normalmente
Todas as indústrias da Dália Alimentos operam normalmente, porém, com quadro reduzido em decorrência do afastamento das pessoas que fazem parte do grupo de risco. “Semanalmente participamos de videoconferências com a ministra Tereza Cristina, com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e com os órgãos que nos representam como OCB, SIPS, Ocergs, entre outros. “Todas entidades afirmam que o grande desafio é manter as indústrias de alimentos operando, pois, a população não pode ficar desabastecida de alimento e, enquanto houver condições, a Dália continuará transportando o leite das propriedades até as plantas industriais, assim como realizando o carregamento dos suínos e das aves até as unidades frigoríficas”.
Quanto à rede de supermercados da Dália Alimentos cita a eficácia do serviço no modo online, com compras pela internet e entrega em casa, sem que o cliente necessite sair do seu lar. O endereço é pelo site super.dalia.com.br. Freitas também reforça as ações adotadas quanto ao número de clientes dentro da loja, limitando a 30 pessoas. Para que não haja filas para aqueles que estejam aguardando do lado externo, senhas são entregues evitando aglomerações. “Estamos vivendo um momento atípico, mas temos que nos manter calmos. Empregado, cliente, parceiro ou qualquer pessoa que tiver alguma sugestão em como melhorar nosso atendimento, pode sugerir e contatar com a supervisora do Setor Pessoal Sandra Simonis Lucca, pelo (51) 3751-9000”.
Legenda: cooperativa consciente: Dália Alimentos segue com ações de prevenção ao Covid-19
Foto: Carina Marques
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques